A proliferação da dengue fez o prefeito de Tibagi, Artur Butina decretar situação de emergência no município. A iniciativa tem como causa o alto número de pacientes com dengue. De acordo com a Prefeitura, a medida vale por 90 dias, prorrogável pelo mesmo prazo, caso haja necessidade.
Conforme o decreto, para combater os focos do mosquito transmissor da doença, a Secretaria de Saúde tem autorização para as medidas necessárias. Ou seja, requisitar pessoal e equipamentos dos diversos departamentos da administração. Assim como de proprietários e entidades privadas. E ainda contratar pessoas e serviços temporariamente.
Município com 20,5 mil habitantes, conforme o último boletim da Sesa, de 26 de abril, Tibagi conta com 877 notificações; 334 casos confirmados; 476 em investigação. Destes, 320 confirmados são autóctones, ou seja aqueles em que o contágio ocorreu dentro do próprio município.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, os casos de dengue aumentaram no Paraná em 30% em uma semana. Dos 399 municípios paranaenses, cerca de 300 têm casos da doença.
Leia outras notícias no Portal RSN.