Diego Canci
Com a crise econômica geral no Brasil e a divulgação da projeção negativa para o PIB, muitos lojistas de Guarapuava já estão pensando em não ter prejuízos e não acumular estoque. Com menos de duas semanas do início da estação gelada, as promoções de inverno já são destaque nas vitrines das lojas de confecções e calçados, por exemplo.
E a concorrência é outro fator que impulsiona a liquidação no comércio. “Se o concorrente anuncia uma promoção e você não, o cliente acaba comprando em outra loja. Isso também é um dos motivos para as liquidações gerais”, comenta Jaime Cavalcanti, empresário do setor de confecções.
A verdade é que a “queima de estoque” é muito comum, principalmente no final das estações para limpar as prateleiras e receber as novas peças da próxima temporada. Esse ano, porém, as promoções começaram já no início do inverno. “Na verdade, sempre fazemos promoção nesta época, mas por causa da crise deste ano que é inegável, fomos de certa forma obrigados a fazer isso já no início do inverno. Ninguém quer correr o risco de ficar com o estoque acumulado”, comenta Cavalcanti.
Ainda segundo o empresário, a “falta do frio” deste início de inverno não tem atrapalhado as vendas, pois apesar de não ser contínuo, o frio guarapuavano é sempre presente não gerando problemas para o comércio. “Em algumas datas pontuais que são importantes para o comércio, estava frio. Exemplo do Dia das Mães e Dia dos Namorados. Nesses momentos o clima frio acabou ajudando. O maior problema para nós comerciantes é mesmo a crise econômica”, destaca.