A Promotoria de Justiça da Comarca de Tomazina ajuizou ação civil pública contra o prefeito de Pinhalão, Claudinei Benetti, e sua esposa Susana Ferreira Benetti, por ato de improbidade administrativa. De acordo com a ação, a esposa do prefeito utilizou um automóvel da Secretaria de Saúde do município (um "VW-Gol", placas BCB-2555) para fins particulares. De acordo com a Promotoria, a primeira-dama usou o veículo para ir a um salão de cabeleireiro na cidade de Santo Antônio da Platina, com a anuência do chefe do Executivo Municipal.
O ato foi denunciado por um jornal local e, em seguida, virou objeto de inquérito civil para apuração dos fatos. De acordo com o promotor de Justiça Anderson Osório Resende, “a gravidade está, sobretudo, no aspecto da imoralidade à vista da sociedade, a quem os requeridos, como gestores da coisa pública, deveriam dar exemplo, sendo de rigor que as instituições fiscalizadoras dêem cabo a essa funesta prática de uso de bens públicos em proveito particular”.
Na ação, a Promotoria pede à Justiça a notificação do Município de Pinhalão, a condenação do Prefeito e de sua esposa nas sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa, além do ressarcimento dos prejuízos materiais e morais causados. Os requeridos têm 15 dias para se manifestar.
Nova investigação
A Promotoria de Justiça de Tomazina informou, ainda, que instaurou novo Inquérito Civil ao identificar que alguns veículos da Prefeitura de Pinhalão, incluído o citado automóvel usado pela primeira-dama, “foram emplacados com sequências alfanuméricas que fazem alusão às iniciais do nome do prefeito Claudinei Benetti e aos números 25 e 55, com os quais Benetti concorreu nas eleições municipais de 2008 e 2012”.