Em reunião com representantes dos sindicatos dos docentes das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná, secretários do governo apresentaram uma proposta de reajuste salarial para a categoria. O governo se propõe a equiparar o piso inicial da carreira docente ao piso inicial dos técnicos de nível superior das Iees do Paraná, em três parcelas anuais de 9,62%, totalizando 31,73%, a vigorar a partir do inicio de 2012. Não foi apresentada nenhuma proposta quanto ao incremento à titulação, cuja negociação ficou em aberto.
Para o 1º tesoureiro da Regional Sul do ANDES-SN, Denny Silva, (foto) a proposta, apesar de aumentar o piso salarial dos docentes, não resolve o problema da evasão dos docentes das IEES. “O salário continuará defasado em relação às universidades federais e os professores vão continuar deixando as Iees do Paraná”, avalia.
Representaram o governo na reunião de sexta-feira (11), o secretário de Administração e Planejamento, Luiz Eduardo Sebastiani e o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal. Também participaram do encontro, os reitores das universidades estaduais e os deputados Tadeu Veneri (PT) e Marcelo Rangel (PPS).