A campanha foi atípica, curta, por ter sido colocada na rua na metade de agosto, mas o suficiente para que qualquer candidato comprometido com as causas populares pudesse formatar um possível mandato. Para isso, entretanto, foi preciso gastar a sola do sapato, bater de casa em casa, conversar com as pessoas, alí, no lugar onde mora. Foi nesse ritmo que o advogado Cesar Filho (PPS) deu continuidade ao trabalho já iniciado em 2008 e que por muito pouco não desbancou o veterano Fernando Ribas Carli na Prefeitura de Guarapuava. Foi a primeira candidatura de Cesar Filho a um cargo eletivo num caminho que ele já conhecia muito bem. Afinal, desde criança conviveu num ambiente onde a boa política, como costuma dizer, era a tônica. Foi assim desde os tempos do seu avô, o ex-prefeito Moacyr Julio Silvestri, e com o seu pai, o deputado federal Cezar Silvestri, e que foi lapidada pela sua atuação profissional em Brasília na direção nacional do PPS.
Numa conversa franca entre um "arrastão" num dos bairros de Guarapuava e uma parada para um gole de água até que a hora do próximo compromisso chegasse, Cesar Filho fala do que viu na periferia da cidade, dos municípios que percorreu pelo Paraná afora e do que rpetende realizar, se eleito for.
"Eu não prometo nada a ninguém, não crio falsas esperanças porque não sei brincar com a carência da população. Proponho aquilo que é viável e faço isso nos 70 municípios que percorri e que hoje formam a nossa base política. O nosso foco principal, porém, é Guarapuava, a cidade onde nasci e onde vivo", diz.
Para dar o retoque final no projeto que começou há um ano, Cesar Filho não teve dificuldade alguma. Afinal, foi buscar auxílio de quem sofre na pele o abandono na área da saúde, da falta de vagas nas creches, da falta de segurança pública, na ausência de empregos.
"As minhas propostas nascem na carência que a população sente e foi conversando com as pessoas, pisando no esgoto que corre a céu aberto pelo asfalto novo; entrando nas casas cheias de fumaça; conversando com as crianças que se juntam a nós nas caminhadas por não ter vagas nas creches; ouvindo o clamor das mães que tem seus filhos sendo consumidos pelo crack, que centrei o foco da nossa candidatura", afirma.
A campanha que chega ao seu final traz com ela a marca da humildade, uma conquista adquirida no contato com as pessoas. "Exerci a humildade diariamente, aprendendo com as pessoas que conversei e com as quais quero conviver. É para a população que desejo trabalhar. Por isso, fizemos uma campanha em alto nível, sem se preocupar com o adversário. E é dessa forma que quero exercer o meu mandato".
As propostas nascidas nas caminhadas que levavam até 18 horas por dia, levantando às 6h30 e dormindo na madrugada expõem o comprometimento do candidato para as áreas onde há grandes car~encias.
"O que considero emergencial é o saneamento básico onde descaso da Prefeitura é grande. Há falta de compromisso. Vi o esgoto correndo pelo asfalto novo, mostrando uma inversão de prioridade. Pretendo exigir uma ação efetiva por parte da sanepar e tenho o compromisso do candidato ao governo, Beto Richa, que apoio, de que me dará condições de melhorar as condições da qualidade de vida do guarapuavano", afirma.
Na Saúde, onde "um descaso total" o candidato diz que ouviu reclamação generalizada e uma ideia confusa da população sobre a quem cabe a responsabilidade desse setor. "Todos os dias explico que a saúde pública não é atribuição do deputado, mas do prefeito. Mas vou fazer o que puder para suprir essa deficiência. A minha obrigação é ajudar a melhora a vida das pessoas", entende Cesar Filho.
Na Educação, uma das porpostas do candidato do PPS é com recursos para a implantação de novas creches. "Em seis anos o prefeito Fernando Ribas Carli não abriu uma vaga sequer. As crianças estão sem fazer nada porque não há local adequado. O meu compromisso é buscar recursos para que o município possa suprir a demanda existente", diz.
Quando o assunto é segurança pública, Cesar Filho não poupa críticas ao Governo do Estado. "Temos hoje a metade do efetivo necessário que deveríamos ter. As escaas garantidas por lei não são cumpridas porque faltam recursos humanos. É preciso que o Governo trate a segurança como prioridade, pois o crescimento econômico vivenciado pelo País deu condições ao brasileiro de possuir alguns bens, mas há falta de segurança, principalmente nos bairros. É preciso entender que segurança é paz, é qualidade de vida", observa.
Outro ponto que preocupa o canddiato nesse setor é o alto consumo de crack. "O que mais me motiva a ser deputado é poder contribuir com o jovem e enfrentar o problema do crack em toda a região. O crack é uma epidemiae como tal precisa ser tratada. E a forma de fazer isso é criar um programa estadual usando a rede de ensino, qualifciando professores para que tenha condições de abordar o assunto de forma eficiente. É preciso que o Estado amplie a estrutura para que não faltem vagas para o tratamento dos dependentes", diz. Cesar Filho observa que a Prefeitura de Guarapuava não dá nenhum tipo de incentivo às instituições afins que existem no município.
A construção de um Teatro Municipal, cujo projeto arquitetônico está concluído e leva a assinatura do arquiteto Paulo Ernesto Martins, a pedido da Academia de Letras Artes e Ciências de Guarapuava, também é compromisso de Cesar Filho. "O projeto é ousado e exigirá a soma de forças políticas para que seja concretizado. Guarapuava tem uma importância histórica regional e merece ter um espaço apropriado para receber espetáculos e que sirva também como estímulo para fomentar a produção cultural da região", diz.
Outra proposta de Cesar Filho é trabalhar pelo fortalecimento do ensino tecnológico em Guarapuava na rede de ensino para que o jovem acredite na educação como um instrumento de crescimento profissional e de inserção no mercado de trabalho.
"Tudo o que fiz foi pensando nas pessoas, na receptividade que tive nas ruas, nas casas, nas empresas. Saio da campanha muito feliz, com muita serenidade e otimismo, pois vi que a demagogia está perdendo espaço na política, que a paciência do povo se esgotou. Estou muito feliz em fazer uma campanha ao lado do meu api, de poder estar vivendo esse momento, pedindo votos para ele, aprendendo cada vez mais e tendo a certerza de que vamos fazer um trabalho em parceria, somando esforços", afirmou.
Cesar Filho disse tambpem que a sua candidatura e a do seu pai, o deputado federal Cezar Silvestri, representam a união por Guarapuava. "Enquanto os outros estão invadindo Guarapuava trazendo candidatos de fora que bancam campanha por conveniência, pela busca de votos, nós pregamos a soma de esforços. Somos duas pessoas em esferas diferente mas que convergem com os interesses de Guarapuava. Por isso, o apoio ao Beto Richa é fundamental pelos compromissos assumidos comigo", afirma.
Cesar Filho, porém, diz que sai da campanha chocado pelo abuso da máquina pública na campanha do candidato da Prefeitura. "Querem elegeer o candidato do pefeito, custe o que custar", lamenta.