22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Proprietários podem pagar IPTU a partir de 20 de janeiro em Guarapuava

O vencimento para o pagamento do IPTU à vista será no dia 10 de maio. Já o das parcelas ocorre no dia 10 de cada mês, de maio a dezembro

E6C713E1-5C80-49AC-B3A9-7E9A01736ABB-scaled

IPTU

O vencimento das parcelas do IPTU ocorre no dia 10 de cada mês até dezembro (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

O pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2022 inicia a partir de 20 de janeiro em Guarapuava. Dessa forma, os contribuintes podem optar por parcelar o pagamento em até oito vezes. Ou, ainda, quitar o imposto à vista com um desconto de 5% aplicado sobre o valor do imposto.

Quem não quiser fazer o pagamento do IPTU no formato on-line, pode aguardar o carnê impresso, que será enviado para os endereços dos contribuintes cadastrados a partir de março. Entretanto, o vencimento para o pagamento à vista será no dia 10 de maio de 2022. Já o vencimento das parcelas ocorre no dia 10 de cada mês, começando em maio e terminando em dezembro.

De acordo com o diretor do Departamento de Arrecadação e Fiscalização, Luciano Silveira, para 2022, o índice de reajuste do IPTU limita-se a 10,74 %. Por fim, esse índice corresponde à inflação acumulada, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Esse percentual, de acordo com o IPCA, corresponde à inflação acumulada entre novembro de 2020 e outubro de 2021. A situação atual devido a pandemia de covid-19 teve grande repercussão no campo econômico. Assim, tem afetado toda a população, por isso estamos visando melhores condições ao contribuinte com o vencimento só para o mês de maio.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.