A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) prorrogou até o dia 5 de abril o período de audiência pública sobre o novo modelo de concessão das rodovias federais do Paraná. O registro das contribuições que ocorreria até segunda (22), teve prorrogação pelo período de duas semanas.
Desse modo, contribuições e sugestões sobre o modelo podem ser feitas pelo site da ANTT. Além disso, o Ministério da Infraestrutura o investimento de mais R$ 40 bilhões em novos contratos de concessão das estradas paranaenses. Os novos contratos devem valer por 30 anos, prorrogáveis por outros cinco anos.
PONTOS
A proposta é que sejam feitas a duplicação de 1.783 quilômetros de rodovias, implementação de 253 quilômetros de faixas adicionais. Além disso, 104 quilômetros de terceira faixa e a construção de dez contornos urbanos. Os contornos estão localizados nas cidades de Apucarana, Arapongas, Califórnia, Itaúna do Sul, Londrina, Maringá, Marmeleiro e Ponta Grossa. A maioria das obras, de acordo com a EPL, deverá ser entregue até o sétimo ano dos contratos.
Outro ponto importante é a promessa da proposta inicial do novo modelo é de que as tarifas fiquem até 67% mais baratas para carros de passeio, e 63% menores pra veículos comerciais. O leilão deve ocorrer em modelo híbrido. Assim, neste formato, o edital define o valor máximo da tarifa de pedágio. Ganha a concessão a empresa que oferecer o maior desconto ao motorista dentro de um limite máximo e, caso haja empate, leva o leilão quem pagar mais ao governo, a chamada outorga.
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