Os pais ou responsáveis que ainda não levaram as crianças com idade entre um e menos de sete anos até a unidade mais próxima de saúde terão até o próximo dia 30 de setembro para garantir a imunização dos filhos contra a pólio e o sarampo. Para receber as doses, é necessário ter a carteirinha de vacinação em mãos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, faltam poucas crianças a serem vacinadas contra a poliomielite e sarampo, em Guarapuava.
Segundo dados do departamento de Epidemiologia, até a última sexta-feira (16), 13.151 doses foram aplicadas contra a pólio, atingindo 99,81% da meta. Já a vacinação contra o sarampo alcançou 96,47% das crianças a serem imunizadas, somando 15.236 vacinas. “Pretendemos atingir 100% da meta para as duas doenças, lembrando que a vacinação é um direito da criança que deve ser respeitado", ressaltou o chefe da vigilância, Dr. Fernando Pedrotti.
A vacina que combate o sarampo é a tríplice viral, que também protege contra a rubéola e a caxumba. A imunização é feita de forma injetável. Já contra a poliomielite, as gotinhas ingeridas pelas crianças garantem a prevenção. O horário de imunização nas 34 unidades de saúde municipais é das 08h00 às 17h00.