22/08/2023
Região Segurança

‘Protocolo Violeta’ vai combater violência sexual em Guarapuava

O Projeto de Lei veio da vereadora Bruna Spitzner. Agora o projeto está nas mãos do prefeito Celso Goés para ser sancionado

O Poder Legislativo aprovou a política pública ‘Protocolo Violeta’ em Guarapuava para combater a violência sexual e garantir segurança para as mulheres. O Projeto de Lei veio da vereadora Bruna Spitzner, e a proposta já foi aprovada em duas votações. Agora o projeto está nas mãos do prefeito Celso Goés para ser sancionado.

Mas o que é o ‘Protocolo Violeta’? De acordo com uma pesquisa do Ipec e do Instituto Patrícia Galvão, 45% das mulheres no Brasil já tiveram o corpo tocado em locais públicos, sem consentimento. Por isso, uma vereadora do Recife, Cida Pedrosa, criou o Protocola Violeta. A ideia é capacitar lugares de lazer noturno, como bares restaurantes e hotéis, para prevenção e acolhimento de casos de violência ou importunação sexual.

Além disso, a pesquisa ainda aponta que criar uma rede de combate ao assédio unindo a sociedade civil, empresários e o poder público, é fundamental. O acolhimento serve, principalmente, para violência contra mulheres e a comunidade LGBTQIAP+.

Em Guarapuava, a preocupação é promover o acolhimento da pessoa em situação de violência. Para isso, há uma estratégia: a conscientização. Conforme o poder legislativo, além de peças publicitárias, as equipes de atendimento também terão treinamentos para saber como agir e acolher as vítimas. Ainda haverá uma medida para armazenar imagens de segurança por 180 dias.

PARCERIA

Segundo Bruna Spitzner, o desenvolvimento da ideia foi com a direção local da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A proposta surgiu, a partir de discussões sobre o caso de violência que envolve o ex-jogador Daniel Alves. Por fim, a partir da assinatura do prefeito, as equipes vão se reunir para definir as capacitações das equipes que trabalham nos estabelecimentos noturnos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.