22/08/2023



Educação

ProUni registra 500 mil inscritos; prazo termina nesta quarta

Até as 11 horas desta terça-feira, 9 de fevereiro, o Ministério da Educação (MEC) registrou 500 mil inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece 165 mil bolsas. Segundo o MEC, desde as 18h de ontem, horário do último balanço, quase 150 mil novos candidatos se inscreveram às bolsas de estudo. Os interessados devem acessar o site do MEC (www.mec.gov.br) até quarta-feira, dia 10 de fevereiro.

Para concorrer, o estudante precisa ter alcançado 400 pontos na média das quatro provas e da redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2009, e ter cursado o ensino médio em escola pública. Este ano, serão oferecidas 165 mil bolsas de estudo em 1.399 instituições de ensino que aderiram ao programa. Do total, 86 mil são integrais e 79 mil parciais (o aluno paga 50% da mensalidade).

Em 2009, 600 mil estudantes se inscreveram para receber as bolsas de estudoe 160 mil estudantes foram contemplados. A expectativa do MEC para 2010 ano é a de superar a procura de 2009. Desde a criação em 2005, o ProUni já atendeu 600 mil estudantes.
Para ter direito à bolsa integral, além de ter cursado o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola particular, o candidato deve comprovar renda de até um salário mínimo e meio (R$ 765) por pessoa da família.

Para as bolsas parciais, a renda máxima é de até três salários mínimos por pessoa da família. Os estudantes que conseguirem bolsas parciais podem pleitear empréstimo do Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies) para pagar o restante da mensalidade.

A lista com os candidatos pré-selecionados será divulgada no próximo dia 13 e a comprovação e matrícula na instituição de ensino serão feitas entre os dias 17 e 26 de fevereiro. Em seguida, o Ministério da Educação abrirá uma segunda fase de inscrições, para as bolsas remanescentes. As inscrições da segunda fase estarão abertas de 4 a 7 de março.

Notícias Terra

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo