Neste final de semana, dias 22 e 23, será realizado o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) que tem como características provas longas e uma interligação entre as disciplinas do conhecimento, trazendo para as perguntas situações do cotidiano. “O Enem é uma prova bem elaborada. O aluno não precisa decorar fórmulas. Ele tem que ficar atento à leitura, pois são questões longas e que exploram diferentes conhecimentos”, explica o professor Eduardo Araújo.
Levando em consideração o modelo da prova aplicada o professor aconselha que os estudantes tenham uma boa noite de sono, façam uma alimentação leve nos dias de prova e não tentem tirar as dúvidas na véspera do exame. “Por se uma prova longa o aluno deve estar bem descansado. E as dúvidas tiradas momentos antes do Enem podem confundir a cabeça do estudante. O importante é descansar a mente e o corpo”, fala.
Durante a prova Araújo diz que as perguntas têm que ser lidas com bastante atenção e com muita calma, pois os textos são longos. “ É importante que o candidato sublinhe as palavras e frases mais importantes das questões. Assim, ele não se perde na leitura e ajuda na interpretação do texto”, comenta. O professor complementa dizendo que as perguntas que são de conhecimento do aluno devem ser resolvidas em primeiro lugar e que depois de duas horas de prova é aconselhável que o estudante de um tempo e relaxe.
O que portar durante a prova
No Enem 2011 só será permitido o uso da caneta esferográfica cor preta e feita de material transparente.
Não será aceito o uso lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos (celular, relógio, mp3 player). Os estudantes que levarem esses objetos deverão depositá-los em uma sacola plástica que será entregue nos locais de prova.
Os portões de acesso aos locais do exame abrem às 12h e fecham às 13h. Recomenda-se que todos os participantes compareçam até às 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília.