As ligações históricas e culturais entre o município paranaense de Prudentópolis e Ternopil, na Ucrânia, renderam um acordo internacional . A parceria prevê o fortalecimento das áreas de educação, agricultura, infraestrutura e segurança pública entre o Paraná e o país europeu.
De acordo com o prefeito de Prudentópolis, Adelmo Luiz Klosowski, o termo de cooperação reconhece a preservação da cultura ucraniana na cidade.
“O objetivo é a troca de informações, tecnologia, cultura e potencial turístico. Nós ainda celebramos missas na língua ucraniana, preservamos as tradições. Com o acordo, vamos facilitar o encontro entre empresários de Ternobil e de Prudentópolis”, destacou Klosowski.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o governo paranaense estuda a possibilidade de oferecer bolsas de estudo para que estudantes brasileiros das escolas públicas possam fazer intercâmbio na Ucrânia.
As duas cidades se aproximaram no final de 2018, quando Prudentópolis recebeu uma comitiva de Ternobil, incluindo o prefeito Sergiy Nadal, parlamentares e diretores de empresas ligadas aos setores elétrico, de tecnologia e comércio. A assinatura do acordo será na próxima quarta feira (6) no Clube XII de Novembro, em Prudentópolis.
Ternopil é uma cidade do Oeste da Ucrânia, localizada às margens do rio Seret, na região da Galícia. Em Prudentópolis, cerca de 70% da população tem raízes no país da Europa Oriental.
DESCENDENTES
Cerca de 600 mil descendentes de ucranianos vivem no Paraná, segundo estimativas da Sociedade Ucraniana do Brasil – 60% deles em municípios como Prudentópolis, Ivaí, Mallet, Pitanga e Guarapuava. A assinatura do acordo marca o segundo encontro entre autoridades dos dois países em 2019. Em janeiro, o governador Carlos Massa Ratinho JÚnior recebeu o embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, para fortalecer os laços entre as nações.