22/08/2023
Cotidiano Região

Prudentópolis comemora 50 anos das irmãs de São José

Prudentópolis é um dos três municípios brasileiros a ter religiosas dessa congregação. Cruz Machado e União da Vitória também contam esse trabalho pastoral

irmas prude3

Prudentópolis comemora as irmãs de São José (Foto: Maurício Bosak)

Prudentópolis comemora o Jubileu de Ouro das religiosas da Congregação de São José. Assim são 50 anos de uma vida religiosa cujas irmãs moram e trabalham na comunidade de Eduardo Chaves, interior do município.

Uma solenidade com a participação do prefeito Adelmo Klosowski e do vice Osni Stadler marcou a data, no domingo (27). O Arcebispo Metropolita D. Volodemer Koubetch, os Bispo Eparca D. Meron Mazur e sacerdotes celebram o ritual ucraniano.

De acordo com a história a congregação foi fundada em 28 de agosto de 1898 em Zebliw (Zhuzhel), Sokal, Ucrânia Ocidental. Teve como fundador o padre Cirilo Celetskei. As irmãs co-fundadoras foram Josefa Kyslyk e Ana Matvijtzena. A Congregação tem como padroeiro e protetor – São José cuja festa é comemorada no dia 26 de dezembro.

Conforme a Congregação, as Irmãs de São José vieram para o Brasil, provenientes de Saskatoon, Canadá, no dia 29 de maio de 1969. Assim, o primeiro lugar onde ficaram foi em Linha Vitória, em Cruz Machado, no Paraná.

A PIONEIRA

Irmãs fazem trabalho pastoral junto à comunidade (Foto: Maurício Bosak)

De acordo com informações, aceitando o convite do Padre Basílio W. Zinco, veio ao Brasil a Irmã Josefa Trochaniak, em 1970. De início, ela ficou hospedada no Colégio das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus, em Curitiba. Depois foi para a Colônia Santa Maria, em Pitanga, onde permaneceu por um ano.

Em seguida, transferiu-se para Prudentópolis, residindo no Colégio das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus. Depois na residência das Irmãs Servas de Maria Imaculada, aguardando um local para a morada definitiva. Hoje elas vivem na colônia Eduardo Chaves.

Conforme o prefeito Adelmo Klosowski, o trabalho desenvolvido pelas religiosas merece não só o reconhecimento da administração, mas de toda a comunidade. “Trata-se de um trabalho religioso, comunitário que é feito juntos aos moradores e que merece a nossa gratidão”. Assim, o vice Osni Stadler também destaca o papel das religiosas junto à comunidade. “Elas estão sempre junto das pessoas”.

NOVICIADO

Vice prefeito Osni e religiosas (Foto: Maurício Bosak)

No ano de 1971, quatro primeiras candidatas entraram no noviciado e hoje são Irmãs de São José. Conforme a comunidade, as irmãs fazem trabalhos pastorais e formação de religiosas. Porém, com apoio de Dom José Romão Martenetz, OSBM, além do próprios esforços, e ajuda financeira da Congregação do Canadá, inicialmente elas construíram casas no bairro São Cristóvão em União da Vitória.

Entretanto, com o passar do tempo, e ainda com a ajuda das comunidades e das autoridades municipais, as construções foram sendo aos poucos ampliadas e adaptadas. Assim, hoje, no Brasil, as Irmãs têm quatro residências. Uma na Linha Vitória, Cruz Machado, onde foi o Berço da Congregação, outra na cidade de Cruz Machado; no Distrito São Cristóvão, em União da Vitória e uma na Colônia Eduardo Chaves, em Prudentópolis.

CARISMA E ESPIRITUALIDADE

Tendo uma identificação singular – a simplicidade, busca-se viver o carisma: amar, servir e louvar. Todos os dias, a Congregação só tem que agradecer a Deus por tudo e por todos. Irmã da Congregação de São José possui: um coração com o qual Jesus ama, mãos com as quais Jesus serve e lábios com os quais Jesus glorifica.

Além da santificação própria pela observância dos votos e de suas constituições, a Congregação dedica-se à educação da infância e da juventude, à assistência aos doentes, ao trabalho e apostolado nos asilos, hospitais, orfanatos, na conservação e adorno das igrejas, capelas, na pastoral da catequese e no ensino nas escolas elementares.

Prefeito e esposa prestigiam cerimônia religiosa (Foto: Maurício Bosak)

ATIVIDADES

Em Prudentópolis, na Colônia Eduardo Chaves, existe a casa de formação para a vida consagrada. Aí as irmãs exercem um grande trabalho pastoral junto à comunidade, atendendo as crianças, jovens e adultos e também visitando os doentes ou auxiliando os mais necessitados.

Em Linha Vitória, as irmãs desenvolvem o trabalho pastoral com as crianças (catequese), jovens, e adultos, Apostolado da Oração; trabalham no Hospital Santa Terezinha de Cruz Machado; são professoras da Escola Municipal e Estadual. Além dos afazeres domésticos na própria residência, trabalham na formação das meninas, as quais aprendem sobre a cultura ucraniana, valores, religião.

Em União da Vitória, no Bairro São Cristóvão, as irmãs desempenham o trabalho pastoral junto à comunidade e à Igreja e ainda fornecem cursos de inglês e ucraniano. Também tem uma Escola de Educação Infantil para crianças de três a cinco anos de idade.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.