Turistas que forem a Prudentópolis contam com a garantia de ambiente seguro no combate à pandemia. Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo, o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), com a startup ‘Local Confiável’ criou um selo de certificação. Assim, o ‘Prudentópolis Local Confiável’, oferece monitoramento em tempo real das normas sanitárias dos estabelecimentos e empresas da cidade.
De acordo com o prefeito Osnei Stadler, a meta prevê que 85% das empresas da Região ligadas ao turismo recebam certificação. Além das empresas privadas que aderirem à certificação, dois locais de grande visitação pública recebem o selo: o Salto São João e o Museu das Irmãs. A cerimônia será nesta quinta (29).
Conforme o prefeito, o objetivo é incentivar o turismo seguro no município. “O selo afere o grau de segurança sanitária de combate a covid-19, de acordo com as normas estabelecidas pelos órgãos competentes. Vamos atuar como parceiro das entidades públicas na fiscalização do cumprimento das medidas sanitárias”.
TECNOLOGIA
Assim sendo, os locais certificados oferecem QR Codes que são colocados em diferentes pontos. Por meio dessa tecnologia, qualquer pessoa, seja o cliente, colaborador ou fornecedor, pode reportar problemas que não estejam de acordo com os protocolos de combate à pandemia.
Para acessar o formulário da ‘Local Confiável’, basta apontar a câmera do smartphone para o QR Code e seguir os passos. As instituições que aderirem à parceria passarão por uma auditoria remota, que verifica as normas sanitárias e leva em conta os decretos e protocolos da Região.
Conforme as regras, após estar em conformidade com os requisitos, recebe o selo que atesta o cumprimento de 100% dos requisitos obrigatórios. São eles: o uso de máscara entre os colaboradores; álcool em gel à disposição dos turistas e sanitização dos ambientes, entre outros. A implementação do sistema leva em média 15 dias.
De acordo com a CEO da ‘Local Confiável’, Brunna Veiga, o grande diferencial dessa parceria é que além de reportar às empresas certificadas as não conformidades recebidas, a ‘Local Confiável’ fará o repasse também desses dados à prefeitura. “Sem identificar os locais, possibilitando assim que criem ações e políticas públicas para manter a cidade dentro das conformidades”.
Leia outras notícias no Portal RSN.