Prudentópolis é o segundo maior produtor de mel do Paraná. De acordo com o último Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), a produção do município em 2020 correspondeu a 440 toneladas. Em primeiro lugar encontra-se Ortigueira, no Norte do Estado, com 720 toneladas.
O Paraná se manteve como o principal produtor nacional de mel. A espécie Apis mellifera produziu 7.844 toneladas, o que representa 15,2% de toda produção nacional. Conforme o Deral, a atividade é importante na geração de emprego e renda. Além disso, a apicultura colabora na diversificação da propriedade rural e nos benefícios sociais, econômicos e ecológicos que proporciona.
Por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, o Deral divulgou que o Paraná teve aumento de 8,9% na produção. Os dados são do último senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feito em 2020. De acordo com o departamento, a apicultura caracteriza-se pela exploração econômica e racional da abelha do gênero Apis e espécie Apis mellifera, que possui ferrão.
Leia outras notícias no Portal RSN.