22/08/2023

Prudentópolis está envelhecendo, em todos os sentidos

Há alguns dias escrevi sobre a falta de perspectivas que os jovens têm em Prudentópolis. Ontem, ao fazer as vezes de motorista a um grupo de jovens que fez o Vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) (com provas em Guarapuava), tive a confirmação disso.

 

São jovens que sonham em ser médicos, farmacêuticos, médicos veterinários, engenheiros florestais e por ai vai. Fiquei calado durante toda a viagem. E a cada fala das perspectivas de futuro, mais meu coração era cortado. NÃO HÁ PERSPECTIVA EM SE FORMAR E VOLTAR PARA PRUDENTÓPOLIS PARA ESSES JOVENS.

 

E de quem é a culpa?

 

Prudentópolis é uma cidade que está envelhecendo, tanto em seu aspecto enquanto cidade mesmo, devido à falta de manutenção e de continuidade das obras iniciadas, quanto em seu aspecto humano. Os jovens que saem para estudar em outras cidades, acabam não voltando para Prudentópolis. Prova disso são os próprios filhos de pessoas públicas, que estão buscando espaço fora do município.

 

Se algo não for feito de forma efetiva, atraindo investimentos para o setor industrial, em breve, Prudentópolis será uma cidade de aposentados.

 

Da mesma maneira, há uma grande falta de investimentos em alternativas de lazer para os jovens, que também buscam essas alternativas em cidades próximas, colocando suas vidas em risco na BR 373.

 

Há muito que se fazer para reverter essa questão.

 

Pena que quem tem que fazer, assiste o envelhecimento da cidade e envelhece junto de braços cruzados.

 

E o povo? Bom, o povo… tem que se virar por conta.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo