22/08/2023


Comunidade Cotidiano

Prudentópolis ganha nova rede trifásica da Copel

O Paraná Trifásico reforça a infraestrutura elétrica da área rural, facilita o acesso à energia, e contribui para a redução do impacto de desligamento

Prudentópolis ganha nova rede trifaseada (Foto: Divulgação)

Prudentópolis recebeu a maior extensão da nova rede trifaseada da Copel da Região Centro-Sul, com 206 quilômetros. A obra do Paraná Trifásico reforça a infraestrutura elétrica da área rural e facilita o acesso à energia, contribuindo para a redução do impacto de desligamento no campo.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, a Copel concluiu 14.563 quilômetros da nova rede, e 87% das cidades do estado já receberam o benefício. Além disso, até 2025 o estado deve construir 25 mil quilômetros da rede trifaseada. O valor das obras devem custar R$ 2,8 bilhões até o fim do programa.

Conforme as informações, na Região Centro-Sul do Paraná, há 3.461 quilômetros da rede, além de Prudentópolis, Ponta Grossa recebeu 202 quilômetros e Reserva 201 quilômetros, sendo as maiores extensões do Paraná. Já na Região Oeste, a Copel entregou 2.507 quilômetros, Cascavel recebeu 223 quilômetros de cabos, Guaraniaçu 139 quilômetros e Toledo 103 quilômetros.

TECNOLOGIA

A Copel informou que toda a rede de distribuição na área rural do Paraná está sendo trifaseada, substituindo a rede monofásica. De acordo com o estado, isso vai garantir a energia de maior qualidade e segurança, e proporcionar ao produtor rural a rede trifásica com um custo menor do que é pago hoje.

Além disso, as novas linhas têm conexões inteligentes com a Central de Monitoramento da Rede, os religadores automáticos. Os equipamentos identificam problemas e se abrem para a passagem de eventuais curtos para evitar desligamentos, e religam a energia sem precisar de manutenção.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo