Localizado na Região Centro-Sul do Paraná, colonizada por imigrantes ucranianos, Prudentópolis é um município ungido, principalmente, pela fé católica. Basta andar pela cidade e pelo interior para se deparar com dezenas de igrejas, muitas das quais, próprias do rito bizantino. Afinal, mais de 80% da população é descende de imigrantes ucranianos. Por conta disso, a preservação da cultura está impregnada em cada canto da cidade. Ou seja, a culinária típica, o folclore, o idioma, os usos e costumes estão em constante movimento.
Além dessa potencialidade, berço do Rio Ivaí, a cidade de 50 mil habitantes possui vários canyons e quedas d’água. Entretanto, entre tantas atrações, abriga as maiores cachoeiras do Sul do Brasil, como o Salto São Francisco, com 196 metros de altura. Como se não bastasse tudo isso, o município também é o maior produtor de feijão preto do Brasil.
E é para imprimir a marca do turismo que às 19h desta quinta (12), o prefeito Osnei Stadler (DEM) recepciona o vice-governador Darci Piana. Outras autoridades também vão estar presentes na solenidade de lançamento do selo no pavilhão da Igreja São João Batista.
Conforme disse o prefeito, embora o município tenha um potencial turístico elevado que o caracteriza como a ‘Pequena Ucrânia’ no Brasil, ainda não havia uma marca. “Agora nossos empreendedores do setor terão um selo que identifica o município”.
Além da degustação de comidas típicas, o grupo folclórico Vesselka se apresenta e haverá o lançamento de um vídeo institucional.
Leia outras notícias no Portal RSN.