22/08/2023


Comunidade Região

Prudentópolis oficializa relação de cidade-irmã com Ternopil

O município é primeiro do Paraná a firmar laços com uma cidade da Ucrânia

ternopil 2

O governador em exercício Darci Piana, participou da assinatura do acordo de parceria e cooperação entre as cidades de Prudentópolis e Ternopil, na Ucrânia (Foto: Arnaldo Alves/ANPr)

Os prudentopolitanos agora são oficialmente parceiros internacionais dos ucranianos de Ternopil. A assinatura do documento que torna as duas cidades irmãs foi nessa quarta feira (6), em cerimônia no clube XII de Novembro, em Prudentópolis. O município é o primeiro do Paraná a firmar laços com uma cidade da Ucrânia. As duas cidades farão parcerias comerciais e viabilizar intercâmbios nas áreas da cultura, educação, tecnologia, agricultura e comércio.

“Prudentópolis talvez seja um dos municípios que mais preservaram suas origens ucranianas. Esta parceria celebra isso e permite um intercâmbio em diversas áreas, inclusive empresarial”, disse o prefeito de Prudentópolis, Adelmo Klosowski.

O governador em exercício Darci Piana também participou da assinatura e destacou que o acordo vai servir de suporte para impulsionar a economia regional e estadual.

“A cultura, o turismo e os negócios que virão após essa assinatura serão fundamentais para fortalecer todos os segmentos da economia. A parceria é também um reconhecimento aos descendentes que vivem em Prudentópolis”.

Apresentação cultural durante a cerimônia de assinatura do acordo (Foto: Arnaldo Alves/ANPr)

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, também participaram da solenidade o cônsul honorário da Ucrânia em Curitiba, Mariano Czaikowski; os vice-prefeitos de Prudentópolis, Osnei Staoler, e de Ternopil, Vladislau Stenkowski; o presidente da Representação Central da Ucrânia no Brasil, Vitório Sorotiuke, e o líder religioso da Imaculada Conceição de Rito Ucraniano, Dom Meron Mazur.

DESCENDÊNCIA UCRANIANA 

Prudentópolis tem aproximadamente 50 mil habitantes e cerca de 70% têm descendência ucraniana. A comunidade preserva diversos aspectos da cultura ucraniana, como a culinária, o artesanato, o folclore e a religião. Na cidade existem cerca de 50 igrejas com arquitetura bizantina e em várias delas os cultos são celebrados na língua ucraniana.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo