22/08/2023
Cotidiano Região

Prudentópolis pretende ter 100% da iluminação pública em LED até 2024

A prefeitura já começou a troca dos postes antigos para lâmpadas de LED. No interior, também está tendo a instalação da iluminação pública

pexels-luca-nardone-3651820

A prefeitura já começou a troca dos postes antigos para lâmpadas de LED. Além disso, no interior, também está tendo a instalação da iluminação pública (Foto: Reprodução/Pexels)

Prudentópolis quer chegar a ter 100% da iluminação pública em LED até 2024. A troca dos postes antigos começou em 2017 e é uma maneira de dar mais segurança para a população. De acordo com Prefeitura Municipal, as lâmpadas estão sendo colocadas com recursos próprios do município.

Conforme o prefeito Osnei Stadler, a alteração busca atender o mais rápido a população.

Devido a economia que fizemos, conseguimos começar essa iluminação com recursos próprios. Tudo que vem da iluminação pública, que é gerado para o contribuinte, tem uma conta específica, que fica lá retido. Sendo assim, esse valor volta para investimento no município. Nesse tempo que assumi, já fizemos 20%. Agora, estamos fazendo uma licitação para chegar em 100% com a iluminação em LED na cidade, fazendo mais 20% em 2023, e 20% em 2024.

INVESTIMENTO

A qualidade da lâmpada de LED é maior e gera uma grande economia para cidade. Isso porque o gasto de energia diminui, já que uma lâmpada LED chega a durar até 50 vezes mais e é 80% mais econômica do que uma incandescente.

De acordo com o prefeito, o material é o mais moderno do mercado no momento, e em cada rua é utilizado de um tamanho e potência. “Em uma rua mais larga, ou uma avenida, você precisa colocar uma lâmpada maior. Em ruas mais estreitas você consegue fazer uma lâmpada menor e com qualidade boa, que atinge toda a rua”.

No interior de Prudentópolis, as lâmpadas também estão sendo substituídas, e em algumas localidades a iluminação pública está sendo implantada. “Muitos postes estão sendo colocados em algumas áreas do interior. Às vezes, conseguimos fazer o aproveitamento das peças. Procuramos fazer uma reciclagem do material, e mandamos de volta o que não está sendo usado no município”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.