22/08/2023

Prudentópolis redescoberto através de suas linhas

imagem-96709

Da Redação, com foto de Hans M. C. Basso

“Bom mesmo é publicar um livro. Como cultivar um fruto daqueles que maduram devagar, e vão aos poucos tomando cor, até quando chega a hora de colher e degustar. Mas publicar um livro é ainda melhor, porque todo o sabor adivinhado será por muitos degustado! E pelos anos afora ainda estará nas prateleiras, nas estantes, nas mãos, ao lado da cabeceira, aguardando para ser aberto e mais uma vez redescoberto”.

A declaração do escritor prudentopolitano Luiz Francisco Guil convida para o lançamento de seu livro “As Linhas de Prudentópolis”, neste  sábado (08), às 15 horas, na Praça de Alimentação da “VI Festa Nacional do Feijão Preto”, em Prudentópolis, no Paraná. Com fotografias do italiano Hans M. C. Basso, a publicação é da Arte Editora – especializada em edições de resgate histórico e cultural, como os livros “Prudentópolis 100 Anos” (2006), “Irati 100 Anos” (2008) e “São Mateus do Sul 100 Anos” (2012). Estas obras são uma parceria entre a escritora, editora e designer Audrey Lilian de Souza Farah, Luiz Francisco Guil e colaboradores.

O historiador Luiz Francisco Guil é também autor de livros de contos e poesias. Seu trabalho de pesquisa para “As Linhas de Prudentópolis” estendeu-se por quatro anos, percorrendo as chamadas linhas rurais, dirigindo as fotografias e conversando com a população do interior. Suas histórias compõem a narrativa sobre a formação e a estrutura dos principais povoados do Município. O livro contém a lista completa de todos os colonos que receberam lotes rurais do governo federal no final do século XIX.

O autor buscou desvendar o modo de vida rural, revelando os costumes dos caboclos e dos imigrantes europeus, com pinceladas sobre a antiga comunidade indígena e a formação da Colônia Prudentópolis. A publicação revela também as mais belas e algumas inusitadas paisagens do município, entre cachoeiras, grutas, montanhas, além da diversa fauna e flora da região. São apresentadas as principais festas e costumes locais, além de histórias de famílias e instituições que ilustram as páginas deste novo livro. “O objetivo maior do livro é mostrar ao Brasil e ao mundo o que Prudentópolis tem de melhor”, afirma Luiz Francisco.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo