22/08/2023
Cotidiano Região

Prudentópolis retoma projeto de moradias populares com 25 unidades

De acordo com o prefeito, as obras do Residencial Vila Torres estão 82% concluídas e se destinam a 25 famílias. As inscrições estão abertas

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Construção de casas em Prudentópolis (Foto: Alessandro Vieira/AEN)

O prefeito Osnei Stadler retomou os investimentos em moradia popular em Prudentópolis. De acordo com o prefeito, as obras do Residencial Vila Torres estão 82% concluídas. Conforme a previsão, a entrega encontra-se agendada para maio deste ano. Assim sendo, 25 famílias terão acesso à casa própria do programa estadual Casa Fácil Paraná.

Entretanto, os interessados têm até 30 de abril para participar do processo seletivo. Podem se inscrever, as pessoas com renda familiar mensal de um a seis salários mínimos e que não possuem casa própria. Para se inscrever, clique aqui. De acordo com Osnei, o projeto recebeu R$ 2,1 milhões em recursos do Tesouro Estadual.

Dessa forma, as famílias selecionadas terão isenção do valor entrada. Além de taxas de juros imobiliários menores que os de mercado e financiamento em até 360 meses.

A Região estava sem investimento em habitação há algum tempo e com essa obra já estão vindo outros loteamentos. Estamos ansiosos e felizes, pois essa obra representa a retomada de uma Região esquecida do nosso município.

Conforme a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), das 25 unidades, duas serão adaptadas para pessoas com deficiência. Todas possuem 45,3 metros quadrados e contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e uma área de serviço externa. Todavia, o projeto arquitetônico e lotes permitem ampliações futuras pelos proprietários.

INSCRIÇÕES

De acordo com o chefe do escritório regional da Cohapar Elmar Vornes, quem tiver dificuldade de acesso à internet ou no preenchimento da ficha deve procurar a assistência da Prefeitura de Prudentópolis. “Temos no departamento de habitação técnicos que irão auxiliar essas pessoas a concluírem o cadastro delas”.

O departamento municipal de Habitação fica na sede da prefeitura, na rua Conselheiro Rui Barbosa, 801. O horário de atendimento é das 8h às 11h e das 13h às 17h. Também é possível obter atendimento remoto do escritório regional da Cohapar de Guarapuava pelo telefone e WhatsApp (42) 3630-2750.

Conforme a Cohapar, os cadastros no sistema da companhia têm validade de dois anos. Portanto, serão considerados automaticamente aptos aqueles feitos a partir de 30 de abril de 2019. Até o momento, a cidade possui 1.279 inscrições ativas. É importante que os pretendentes mantenham os dados atualizados.

Segundo Vornes, o processo de seleção é feito com base no cadastro on-line. Por isso, os dados precisam estar corretos. Caso contrário, na hora da verificação dos documentos haverá inconsistência e a família pode sair prejudicada. “Uma mudança de emprego em que o salário tenha sido alterado, por exemplo, é uma das atualizações que deve ser informada”.

PASSO A PASSO

As famílias que precisam fazer uma nova inscrição devem acessar a página de cadastro. Depois de ler, concordar com as condições legais do serviço e clicar em “Novo Cadastro”. Para aqueles que desejam atualizar os dados, o link de acesso é o mesmo. Entretanto, o cidadão deverá clicar em “Localizar Cadastro”. Em seguida fazer o acesso com o CPF e a senha previamente cadastrada.

Conforme Vornes, a prioridade de atendimento será para pessoas residentes em áreas de risco, com deficiência. Além disso, para beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

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Cristina Esteche

Jornalista

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