Prudentópolis se consolida como maior produtor de feijão preto do Brasil

Município tem uma produção média anual de 53 mil sacas de feijão preto

O dia ainda nem amanheceu e cerca de cinco mil famílias de pequenos produtores rurais de Prudentópolis já saem para lida. É da força braçal dos agricultores familiares que o município soma 22 mil hectares de área plantada, de onde são colhidas 53 mil sacas de feijão preto, o produto que não pode faltar na mesa do brasileiro. Isso significa que Prudentópolis é responsável pela produção de 40 das 350 mil toneladas de feijão preto produzidas no Brasil anualmente, de acordo com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SEAB), o equivalente a 12% do feijão preto que vai para a mesa dos brasileiros, fazendo de Prudentópolis o maior produtor país neste segmento.

Dividido em duas etapas, a primeira safra, que é plantada até dezembro, teve uma área de 12,1 mil hectares, produzindo 21,78 toneladas, contra 10,1 toneladas na segunda safra, a partir de janeiro. “Nessa segunda fase a média foi de uma tonelada por hectare”, disse o engenheiro agrônomo do Departamento de Economia Rural (Deral), Josnei Augusto da Silva Pinto ao Portal RSN.

De acordo com a secretária municipal de Agricultura, Dayane Louize do Prado, a maior parte da produção está na Região Norte do município. Nesse local, o terreno acidentado, onde não é possível a agricultura mecanizada por não ser área plana, a plantação manual acontece em morros, em área de pirambeiras, ao estilo rústico, com matraca, um equipamento que já foi artesanal utilizado para fazer a semeadura do grão. Assim como o plantio, a colheita também é manual. O plantio manual, apresenta um custo reduzido.

Entretanto, o preço para saca do feijão preto, nem sempre compensa a “trabalheira”. Segundo Josnei, o valor de mercado hoje é de R$ 115 por saca. “Não é um valor atrativo. Por conta disso, a previsão é de que o município perderá em torno de 10% da área plantada na safra deste ano”, disse Josnei.

A MAIOR FEIJOADA DO MUNDO

A maior feijoada do mundo (Foto: Divulgação)

Além de ser o maior produtor de feijão preto do país, Prudentópolis festeja outro recorde. Apontada pelo livro dos recordes, o Guinness Book, a maior feijoada do mundo começa neste sábado (11), no Centro de Eventos Terra das Cachoeiras, e faz parte da programação da Festa Nacional do Feijão Preto, a Fenapep. O prato é preparado em uma panela de 12 toneladas, onde é utilizado mais de meia tonelada de feijão, mil litros de água e 800 quilos de ingredientes como o lombinho, a costelinha defumada e a linguiça. A particularidade de seu preparo está na movimentação dos ingredientes dentro da panela, que é realizada com uma pá adaptada a uma escavadeira hidráulica. O preparo da feijoada já se tornou um grande acontecimento na região, atraindo meios de comunicação que pautaram o evento, dando visibilidade nacional à Fenafep.

SERVIÇO

A Fenafep ocorre no Centro de Eventos Terra das Cachoeiras”, localizado na BR-373, km 262.

Relacionadas

RIQUEZA DO CAMPO

Produção de cevada pode crescer 11% este ano no Paraná

SABORES DA CASA

Site Compre do Produtor agora também conta com venda de cervejas artesanais

BRUCELOSE E TUBERCULOSE

Adapar indica que 25 animais estão doentes em Guarapuava e PG

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com