Prudentópolis se destacou na produção de tabaco na Região Sul do Brasil. Conforme o último levantamento do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) feito em 2020, o município ficou no 10º lugar do ranking, onde 1.816 produtores colheram 12.210 toneladas da folha.
O ranking da produção é calculado pela equipe técnica da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), com base na soma do volume total produzido nas propriedades rurais dos municípios. De acordo com o Sinditabaco, o fumo é uma das atividades agroindustriais mais significativas na Região Sul do Brasil.
Está presente em 508 municípios, envolve cerca de 138 mil pequenos produtores e dá origem a 40 mil empregos diretos nas indústrias.
Na safra 2019/2020, a produção total nos 554 municípios dos três Estados do Sul do Brasil foi de 633.021 toneladas. Sendo 564.962 toneladas da variedade Virgínia, 58.912 de Burley e 9.147 da variedade Comum. Além disso, o Brasil é o segundo maior produtor e líder mundial em exportações desde 1993, “graças à qualidade e integridade do produto que é o 6º na pauta do agronegócio brasileiro”.
O Brasil continua sendo o segundo maior produtor de tabaco no mundo, atrás apenas da China e seguido pela Índia e Zimbabwe (3º e 4º lugares)
PRODUTORES
A produção de fumo caracteriza-se por pequenas propriedades diversificadas e que possuem áreas florestais. Conforme os levantamentos da Afubra, o perfil da propriedade da safra 2019/2020 correspondia ao tamanho médio de 13,7 hectares, sendo que 21% da área destina-se ao cultivo de tabaco e 23% para pastagens.
12° CICLO CONSCIENTIZAÇÃO
Depois de ser cancelado em 2020 por conta da pandemia, o Clico de Conscientização volta a ser presencial. Nesta terça (12) um dos encontros ocorreu em Prudentópolis. Conforme o SindiTabaco, os seminários buscam mobilizar os produtores de tabaco de diferentes Regiões do Sul do Brasil.
Promovido pelo SindiTabaco e empresas associadas, a programação integra vídeos informativos sobre questões como a correta aplicação e armazenagem de agrotóxicos e a importância da utilização de vestimenta de colheita. Bem como sobre os direitos das crianças e dos adolescentes, encerrando com uma peça teatral sobre os temas.
Leia outras notícias no Portal RSN.