22/08/2023
Agronegócio

Prudentópolis sedia Encontro de Produtores de Cebola

imagem-50663

O Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná – Emater realiza o 23º Encontro Estadual de Produtores de Cebola no dia 25 de abril, em Prudentópolis. O evento técnico, que tem como objetivo trazer informação a olericultores do Estado, terá como tema nesta edição “Manejo e Conservação do Solo”.

Segundo o gerente municipal da Emater Guarapuava e técnico responsável pela área de horticultura, Altair Chiorato, o encontro pretende apresentar novidades aos produtores e trazer conhecimento técnico sobre o cultivo da cebola, abordando aspectos desde o manejo do solo até a comercialização.

A Emater de Guarapuava e Turvo estão ofertando 40 vagas para o transporte de ida e volta para o evento, sendo que cada município tem direito a 20 vagas no ônibus.
Os produtores rurais de Guarapuava interessados em participar do encontro devem se inscrever até o dia 15 de abril na sede da Emater (Rua Dr. Laranjeiras, 829, esquina com Vicente Machado) ou pelo telefone (42) 3621-9300, com a Silvane ou Roseli. O transporte na data do evento vai sair às 7h30, do posto Guairacá II.

Interessados de outras regiões ou produtores que vão se deslocar com veículo próprio também devem realizar a inscrição antecipadamente, preferencialmente com a Emater de Prudentópolis, pelo telefone (42) 3446-75.

A expectativa de público é de 400 produtores do Centro Sul, das regiões de Guarapuava, Irati, Curitiba, União da Vitória e Ponta Grossa. “A intenção é que os agricultores ligados à olericultura de uma forma geral compareçam”, comenta o gerente da Emater de Guarapuava.

Chiorato afirmou ter observado, nos últimos anos, um crescimento e evolução na produção da cebola em Guarapuava e região, e principalmente, um aumento pela busca de informação por parte dos produtores. “Esse evento colabora e serve de referência para aplicar técnicas que resultem em aumento de produtividade. Foi notável esse incremento na produção devido ao investimento em tecnologia tanto por parte dos pequenos quanto dos grandes produtores”.

O gerente municipal da Emater Guarapuava comenta sobre a importância econômica da cultura no município. “Muitos produtores daqui se concentram na comunidade do Morro Grande. São cerca de 25 agricultores familiares, mas também temos áreas maiores e tecnificadas, que totalizam na região aproximadamente 35 produtores, o que representa 90 hectares de cebola plantados”, explica Chiorato.

Já no Paraná foi produzido em 7.034 hectares 152.336 toneladas de cebola, explorados por 5.500 produtores familiares.

Programação

Na abertura do 23º Encontro Estadual de Produtores de Cebola será lançada a Cartilha “Cultivo de Cebola em Sistema de Plantio Direto”, de autoria dos pesquisadores da Embrapa de Brasília, Nuno Rodrigo Madeira e Valter Rodrigues Oliveira e do coordenador estadual de olericultura do Instituto Emater, Iniberto Hamerschmidt, que será distribuída a todos os participantes.

A programação técnica do evento vai abordar palestras com os temas: manejo e conservação do solo, que será ministrada por Oromar João Bertol, da Emater Curitiba; produção e comercialização de cebola no Paraná, por Iniberto Haamerschimidt, da Emater Curitiba; plantio da muda e semeadura direta, com Nuno Rodrigo Madeira, da Embrapa – CNPH; melhoramento de cultivares para plantio direto, com Valter Rodrigues também da Embrapa – CNPH e manejo de pragas e doenças, com Paulo Claudio Tomaseto, da Nunhems do Brasil.

Além das palestras, será realizado um momento de discussão em que dois produtores de Prudentópolis vão falar sobre a utilização do sistema de plantio direto. E ainda faz parte da programação uma apresentação cultural e a exposição de máquinas de plantio direto de cebola, equipamentos e insumos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo