22/08/2023



Comunidade Cotidiano Região

Prudentópolis terá Casa da Memória

Prédio onde funcionava a antiga Secretaria de Educação será revitalizado para ser sede do turismo histórico do município

casa memoria 2

O prédio já foi sede da Secretaria da Educação de Prudentópolis e agora vai reunir a história material e imaterial do município (Foto: Ascom/Prefeitura Prudentópolis)

Um prédio histórico de Prudentópolis vai abrigar ainda mais memória em seu interior. A Secretaria de Cultura do município planeja a revitalização da antiga sede da Secretaria da Educação para transformá-la em uma Casa da Memória.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o objetivo do projeto é resgatar a história do município, consolidando o patrimônio público e incentivando o turismo histórico cultural.

“Será um resgate e registro da história do município. Este será um trabalho que vai iniciar agora, porém vai durar vários anos, tendo em vista a necessidade de um cuidadoso resgate com pesquisas envolvendo historiadores, pesquisadores e contando com a colaboração de toda a comunidade”, explica a secretária de Cultura municipal, Nadir Vozivoda.

(Foto: Ascom/Prefeitura Prudentópolis)

Segundo a Assessoria da Prefeitura, a obra está em fase de licitação e será assinada nesta quarta (13). A empresa responsável terá 10 dias para iniciar as reformas e deve concluir em até 180 dias. A estrutura não será demolida, tendo suas características originais mantidas. A revitalização será na parte interna do prédio, para melhorias na estrutura danificada de madeira e para uma ampliação, buscando adequar o espaço às normas de segurança e acessibilidade.

O investimento para a Casa da Memória é de R$ 250 mil e além disso, o projeto prevê recursos do Ministério do Turismo. De acordo com a secretária de Cultura, mesmo que a obra ainda não tenha iniciado, alguns materiais que farão parte do acervo já foram selecionados.

“Já iniciamos a identificação de alguns artefatos pertencentes aos nossos primeiros habitantes, os índios caigangues. O material já coletado se encontra em via de conclusão das análises de identificação junto ao Museu Paranaense e que envolveu pesquisadores da UFPR e da USP. A reforma é o primeiro passo deste processo”, afirmou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo