Em poucos dias começa a campanha nacional Setembro Amarelo. A ação, que teve em início em 2015 no Brasil, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio. De acordo com o médico psiquiatra Cleber Ferreira atualmente, o suicídio representa a segunda maior causa de morte de pessoas entre 15 e 29 anos. Além disso, este é um desfecho muitas vezes evitável.
Ainda de acordo com o médico, os comportamentos suicidas, quando identificados por familiares, amigos ou profissionais de saúde, podem ser abordados de forma adequada. O que evita mortes e custos sociais.
Assim, com o intuito de conscientizar a população de Guarapuava o médico enviou um ofício à prefeitura e à Câmara Municipal de Guarapuava. Tal documento solicita que os principais pontos da cidade sejam iluminados por luzes amarelas.
“O objetivo é alertar a comunidade sobre a importância da prevenção. Eu gostaria muito que Guarapuava aparecesse no site da Associação Brasileira de Psiquiatria com um monumento iluminado. Até pela história que a nossa cidade tem no Estado do Paraná”, explicou.
Leia outras notícias no Portal RSN.