A consolidação do sucesso dos 22º Jogos Abertos da Cantuquiriguaçu é bem fácil de ser notada em Laranjeiras do Sul, cidade sede do evento. Para isso, basta visitar qualquer praça esportiva para ver que a população assim dá uma resposta positiva e comparece em massa para prestigiar. Além disso, nas rodas de conversas, a competição é o assunto principal, pois também mexe com diversos setores da economia local.
Seja no Centro Esportivo do Parque Aquático Municipal que recebe as disputas do vôlei de praia, nas canchas de bocha da ASPM, no ginásio da Apae com o basquetebol ou no ginásio Laranjinha, que recebe o handebol, além de vários outros locais como é o caso do ginásio Laranjão, principal palco dos jogos, o que se viu até agora foi um número bastante expressivo de torcedores e mais que isso de amantes do esporte. Para as equipes eles são um integrante a mais na busca da vitória.
Este ano, o Jarcan’s ganhou um fortalecimento a mais. Os jogos passaram a integrar o calendário oficial do Estado do Paraná assim como outras competições tradicionais como Jogos da Juventude e Jogos Abertos do Paraná. O resultado desta parceria também dará uma premiação histórica e a maior de todas até o momento. A cidade campeã geral vai receber uma Van Renault Master, igual as que já foram entregues nos Jojups A e Jogos Universitários do Paraná. O veículo chegou à cidade na manhã desta sexta-feira e será entregue no domingo durante o encerramento da competição.
O secretário do Esporte do Paraná, Evandro Rogério Roman, que participou da festa de abertura do Jarcan’s na última quarta-feira, disse estar impressionado com o que viu no ginásio de esportes. “Casa cheia. Essa é a maior justificativa que a comunidade regional apoia e aprova este evento que agora tem essa parceria com o Governo do Estado. Esperamos que isso fortaleça ainda mais esta competição, afinal de contas estamos pegando algo já pronto para somar e este sucesso”, disse.
Mas não é só pela presença do público que o Jarcan’s se destaca. Outro fator interessante que chama atenção é a presença da imprensa regional. Somente na abertura do evento, quase 40 profissionais de várias cidades contribuíram para difusão dos jogos, seja na mídia falada, escrita ou televisiva. Nas praças esportivas, esta situação não é diferente, pois pelo menos duas emissoras transmitem os jogos ao vivo e destinaram maior parte da programação para o evento. A presença midiática é maior até que outras competições mais tradicionais do Paraná.
“Notamos que aqui a imprensa veste a camisa e não mede esforços para levar as informações a toda comunidade. Esse fator dá uma proporção da grandeza já que os municípios também tiveram uma preocupação com toda a estrutura que envolve os jogos”, frisou o coordenador técnico do Jarcan’s Nivaldo Barreto.
Com assessoria