22/08/2023
Agronegócio

PV defende adiamento da votação do Código Florestal

imagem-25665

A bancada do Partido Verde na Câmara dos Deputados, após reunião com Marina Silva, deliberou nesta manhã de terça-feira, 03, pelo adiamento da votação do Código Florestal. Agora, o PV buscar aglutinar outras forças para encaminhar a proposta de adiamento.

“Precisamos fazer o dever de casa e analisar bem esse relatório, que só foi disponibilizado no final da tarde de ontem (segunda), pois estamos falando da preservação da vida. Mas não podemos adiar muito, pois temos que avançar na discussão de uma política agrícola, que é o grande entrave para a agricultura”, afirma a deputada federal Rosane Ferreira (PV-PR).

De acordo com assessoria do PV ee contato com a RSN, os integrantes da bancada não concordam com diversas mudanças propostas pelo relator, deputado federal Aldo Rebelo (PCDB-SP), entre elas: a que considera como consolidados desmatamentos ilegais ocorridos até julho de 2008; a que permite autorização de desmatamento dada por órgãos municipais, passando pela lei maior; a que ignora diferença entre agricultor familiar e pequeno proprietário estendendo a este flexibilidades no máximo permitida aos agricultores familiares; e a que define de interesse social qualquer produção de alimentos.

O grupo de trabalho que discute as alterações do Código Florestal, previstas no PL 1876/99 e outros, se reúne hoje, às 10 horas, no plenário 11. No encontro serão discutidas as últimas alterações do relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

O presidente da Câmara, Marco Maia, também ouvirá os líderes dos partidos para decidir se o projeto será votado pelo Plenário amanhã. De acordo com Maia, já há consenso em torno de quase 98% do texto, aprovado em comissão especial no ano passado.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.