O PV chegou, chegando. E agora? O cenário político em Guarapuava está virado num ‘angu de caroço’. A notícia do convite feito pelo médico Antonio França Araújo, hoje no PV, à advogada Ana Paula Burko, soaria normal. Mas isso se ela não fosse a esposa do ex-prefeito Vitor Hugo Burko. Até aí tudo bem, sendo ele mesmo quem diz que ideologias políticas não interferem nos relacionamentos dele.
No entanto, ocorre que Burko é pré-candidato a prefeito pelo PSD. Ou seja, ele tem as bençãos do governador Ratinho Junior e do Grupo Mattos Leão. O deputado Artagão Junior preside o Partido em Guarapuava. Por outro lado, Antoninho jé esteve como vice-prefeito na primeira gestão ‘burkista’, então pelo MDB. De lá para cá, os laços pessoais se mantiverem.
Mas será que Burko ou Ana Paula se propõem a ficar um contra o outro numa disputa eleitoral? Ou será que mudanças radicais estão por vir? De repente, conforme o ‘andar da carruagem’ tudo pode acontecer. Mas vale lembrar que Burko possui ligações com o ex-presidente Bolsonaro. Já a Federação traz o Presidente Lula à frente.
Será que a alquimia da política vai misturar a água com o óleo? Hum! O grupo Mattos Leão já esteve na majoritária com Dr. Antenor quando Evandro Dalmolin foi o candidato a vice na chapa petista. Artagão Junior preside o PSD municipal.
O fato é que Burko, apesar da novidade ,’navega em águas calmas’. Durante a conversa que tive com ele na manhã desta quinta (13), se mostrou tranquilo, encarando o convite à Ana Paula numa boa. Os dias dele é que estão movimentados. Aliás, tivemos que conversar em quatro ligações, todas interrompidas por telefonemas de várias lideranças nacionais e estaduais. É que a notícia do convite vazou. E numa das ligações quem estava no outro lado era Roberto Requião (Mobiliza).
EM ALTA
Mas o bom nisso tudo é que as pré-candidaturas femininas estão em alta. Sei de municípios onde os partidos tendem a indicar uma mulher, se não a prefeita, como vice. Em Guarapuava mesmo, o prefeito Celso Góes (CD) tem uma leve queda à essa possibilidade.
Como se vê, novas peças passam a fazer parte e podem mudar o rumo do jogo. E quem está na torcida deste ou daquela, vai acompanhando de camarote. Mas olha só: nenhum campeonato está livre de uma ‘zebra’.
Leia outras notícias no Portal RSN.