22/08/2023



Cotidiano Paraná

Qualidade das águas do Litoral e Interior está própria para banho

Água de Ponta da Pita, em Antonina, permanece imprópria

BALNEABILIDADE

(Foto: Jaelson Luca)

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou nesta sexta feira (11), o quarto boletim de balneabilidade da temporada. De acordo com as análises, a qualidade das águas no Litoral e no Interior não sofreram alteração desde o primeiro boletim. No Interior, os 17 pontos estão recomendados para banho.

“A qualidade da água que se mantém na maioria dos pontos se deve aos investimentos realizados em nosso Litoral na questão do saneamento, limpeza e educação ambiental”, explica a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição do IAP, Ivonete Coelho da Silva Chaves.

LITORAL

O banho continua recomendado para a maioria dos pontos no Litoral. Segundo Ivonete, na Ponta da Pita se acumula o esgoto porque é uma praia tranquila, sem ondas e correntes marítimas. Ao todo, são monitorados semanalmente 49 pontos na região: 13 em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, seis na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina.

Além dos 49 locais monitorados semanalmente no Litoral, o boletim aponta dez rios, canais e galerias considerados permanentemente impróprios para banho, independentemente da época do ano.

SINALIZAÇÃO

O veranista pode se orientar de acordo com as bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios, que indicam se os locais estão próprios ou impróprios para banho. As bandeiras são alteradas pelos bombeiros toda sexta feira, no período da manhã. A sinalização aponta a condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor vermelha indica que a água não é recomendada e a azul que a região está própria para banho.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo