22/08/2023
Cotidiano Região Saúde

Quase 1.500 crianças ainda não se protegeram contra a pólio em LS

Conforme a Saúde, das 2.130 crianças que atendem ao perfil da campanha, apenas 643 receberam a dose do imunizante contra a pólio

Conforme a Saúde, das 2.130 crianças que atendem ao perfil da campanha, apenas 643 receberam a dose do imunizante contra a pólio (Foto: Ascom/Laranjeiras do Sul)

Apesar dos riscos da paralisia infantil, 1.487 crianças ainda não foram vacinadas em Laranjeiras do Sul. De acordo com os dados da epidemiologia do município, das 2.130 crianças que atendem ao perfil da campanha, apenas 643 receberam a dose. Os números representam cobertura de apenas 30,1% do público alvo. Desse modo, 69,9% das crianças de um até cinco anos ainda não receberam o imunizante.

Por isso, a Saúde alerta para que os pais levem as crianças para garantir a proteção. A campanha de imunização no município está com horários alternativos. Contudo, os números de vacinação contra a poliomielite avançam a passos lentos. A campanha está ativa desde o dia 8 de agosto e segue até dia 9 de setembro. O horário de atendimento é de segunda a sexta, a partir das 7h30 às 16h30, em todas Unidades de Saúde.

Conforme a Saúde, a vacina contra a pólio é a única forma de prevenção contra a paralisia infantil. Esta doença está erradicada do Brasil há 30 anos. Mas existe o risco de voltar, caso a cobertura vacinal não avance em todo o país.

MULTIVACINAÇÃO

Com o objetivo de ampliar a cobertura de imunização, o Ministério da Saúde está fazendo uma campanha, que vai até o dia 9 de setembro. Trata-se da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação. A multivacinação vale para todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos.

A ideia é atualizar a carteirinha de vacinação. Todas as vacinas do calendário de rotina estão disponíveis em Laranjeiras do Sul. Dentre elas, doses de Influenza, covid, pentavalente, meningo C, HPV, febre amarela, entre outras.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.