Quatro homens acabaram presos por crime ambiental na BR-153 em Imbituva. Nessa terça (25), a Polícia Militar prendeu um tratorista de 41 anos, um homem de 30 anos, um funcionário de 64 anos e o proprietário de 35 anos. Além da prisão, a equipe aplicou uma multa de R$ 132,6 mil por destruição de vegetação nativa e ainda apreendeu 6,916 metros cúbicos de madeira.
A ocorrência começou quando os policiais atenderam uma denúncia por meio do 181. A equipe verificou uma propriedade rural próxima à rodovia, no Km 12, e flagrou a ação criminosa. De acordo com as informações, um trator esteira estava destruindo uma floresta em estágio médio de regeneração do bioma Mata Atlântica em uma área de 5,63 hectares.
Dessa forma, o equipamento atingiu espécies ameaçadas de extinção, tais como: pinheiro araucária, imbuia, xaxim e canela sassafrás. Em seguida, o operador do trator acabou detido. Além disso, havia outros três homens serrando as toras de pinheiro com uma serraria móvel, sendo que um deles fugiu e ainda está foragido.
Diante dos fatos, os envolvidos receberam voz de prisão e a equipe os encaminhou à Delegacia de Polícia Civil de Irati para lavratura do flagrante. No local, a PM também apreendeu madeira serrada e em toras de pinheiro araucária, além do trator esteira e da serraria móvel. Por fim, a polícia lavrou seis autos de infrações ambientais, totalizando R$ 132,6 mil.
Leia outras notícias no Portal RSN.