*Reportagem com vídeo
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou no fim da tarde desta segunda (16), a interdição da BR-277 em Nova Laranjeiras. Além disso, houve um ataque a uma equipe policial por centenas de indígenas da etnia Kaingang no local. Entretanto, o fato ocorre uma semana depois em que quatro índios foram presos após o saque de um caminhão e o pisoteamento do corpo do motorista.
De acordo com a PRF, um grupo estimado em cerca de 400 indígenas, muitos armados com facões, cercou e tomou uma viatura policial que fazia o policiamento no trecho de Rio das Cobras. Após investirem contra os policiais, os indígenas reivindicaram a soltura dos quatro índios presos. Na tarde de ontem (16) os índios seriam transferidos para outras unidades prisionais que não foram divulgadas pela polícia.
INTERDIÇÃO
Dessa maneira, após o bloqueio do tráfego no local, os indígenas atacaram aos policiais e apedrejaram as viaturas. Desse modo, a PRF mobilizou reforço policial especializado, sendo necessário o emprego do Grupo de Choque. Durante as negociações, a polícia precisou usar equipamentos de controle de distúrbios (gás lacrimogênio). Por volta das 18h o trânsito se normalizou. Não houve registro de policiais ou indígenas feridos.
Contudo, a assessoria de imprensa da PRF, informou em nota que os indígenas presos em razão do cometimento de diversos crimes seguem detidos à disposição da justiça. Além disso, destacou que a PRF não negocia e não se submete a ameaças criminosas. Por fim, a PRF informou que segue com operação permanente do efetivo de Pronta Resposta Federal.
Além disso, do Grupo de Choque, do Suporte Aerotático e dos demais meios necessários para evitar novos bloqueios na rodovia. Assista abaixo o confronto.
Leia outras notícias no Portal RSN.