Pela primeira vez na história política de Guarapuava um prefeito recém empossado não recebe a ‘chave’ do Município. De acordo com consenso entre as equipes de transição, houve a substituição dessa solenidade oficial por uma festa dos eleitos no Spaço Fiori, a partir das 19h desta quarta (1º). Lá Baitala empossa o secretariado, ficando em aberto a Habitação, Executiva e Chefia de Gabinete.
Também por solicitação da equipe de transição do prefeito eleito, Denilson Baitala (PL), o recesso segue até a noite desse domingo (5). Portanto, a Prefeitura volta ao normal na segunda (6).
Como manda o protocolo, após a posse na Câmara de Vereadores, Denilson Baitala (PL) deveria se dirigir ao gabinete que vai ocupar pelos próximos quatro anos. Lá o prefeito que finda o mandato, Celso Góes (CD), com o secretariado estaria à espera dos recém-empossados.
De acordo com o protocolo, uma ata é elaborada. Trata-se do registro oficial da cerimônia na qual o prefeito eleito assume suas responsabilidades perante a comunidade. Ao tornar essa ata acessível para consulta, os cidadãos podem acompanhar as formalidades do processo, compreendendo os procedimentos legais e os discursos que destacam os compromissos do prefeito perante a cidade.
SOLENIDADE
A posse dos vereadores eleitos ocorre neste domingo (1º), às 15h na Câmara Municipal de Guarapuava. Em seguida vem a parte mais esperada que é a eleição do presidente da Mesa Executiva. A disputa está entre Pedro Moraes (MDB), candidato à reeleição, e Marcio Carneiro (CD). Uma vez eleito, o presidente dá posse ao prefeito eleito, Denilson Baitala (PL).
Leia outras notícias no Portal RSN.