22/08/2023


Geral

Queda de ponte e fissuras isolam Pinhão dos demais municípios

Por Cristina Esteche

O município de Pinhão está isolado da região. Queda de ponte na divisa com Reserva do Iguaçu, fissura na pavimentação da BR 170 e fragilidade na ponte que liga a Santa Clara no Candói impossibilita o tráfego de veículos nesses pontos.

“Estamos totalmente ilhados de um lado e do outro”, disse o prefeito Dirceu de Oliveira em contato com a Rede Sul de Notícias. Segundo o prefeito, 20 famílias tiveram as casas alagadas e foram abrigadas em casa de familiares. “A situação é crítica nos bairros Nossa Senhora Aparecida, Dona Evanira, Vila Caldas, São Cristóvão”. Mas de acordo com Dirceu de Oliveira, os estragos maiores acontecem no interior. “Estamos com todas as estradas  comprometidas. Tínhamos acabado de fazer a manutenção e vamos ter que refazer”. O Pinhão possui cerca de seis mil quilômetros de estradas rurais, praticamente o dobro da extensão das estradas de Guarapuava. Pontes e bueiros foram levados pelas águas.

Na PR 170 a chuva causou fissuras em três pontos da pavimentação asfáltica. "Um deles, perto da comunidade São Sebastião já tinha sido rompido nas últimas chuvas, mas o DER remendou. Agora abriu de novo e em mais dois pontos. Está muito perigoso". 

Por conta dessa situação, as aulas nas escolas e creches estão suspensas, incluindo o transporte de universitários a Guarapuava.

Segundo Dirceu de Oliveira, o Provopar Municipal  está recebendo doações de agasalhos, água e alimentos. “Já não tem mais água mineral nos mercados”, diz.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo