22/08/2023


Agronegócio Cotidiano Em Alta

Queijo de Guarapuava conquista ouro no Mundial de Queijos do Brasil

O queijo da queijaria Bella Luz que fica no Distrito da Palmeirinha disputou entre mais de 1,8 mil produtos, no concurso com 10 países

Queijo Bella Luz (Foto: Arquivo pessoal)

Com um sabor único e de produção familiar, o queijo colonial da queijaria Bella Luz saiu de Guarapuava para conquistar os paladares do Mundial de Queijos do Brasil 2024. E entre 1.800 produtos inscritos na categoria, o queijo guarapuavano conquistou o selo ouro. O concurso ocorre em São Paulo neste fim de semana, com a participação de 10 países. O casal Jeferson de Oliveira e Veridiane Gunha contam que se surpreenderam com o resultado e que isso vai impulsionar ainda mais a agroindústria familiar que fica no Distrito da Palmeirinha.

Essa conquista nos surpreendeu muito, porque queríamos pelo menos o bronze, mas veio o ouro. Pois tem pouco tempo o nosso trabalho, a produção dos queijos da queijaria foi inaugurada em 13 setembro e com sete meses, veio essa grande conquista. É um grande passo para ser cada vez mais reconhecido os nossos produtos. Cada dia mais, estamos trabalhando para melhorar a qualidade, fazendo cursos técnicos. Nosso queijo colonial tem um sabor único que ninguém consegue fazer um queijo igual o nosso.

Para receber a premiação, o concurso avalia uma série de critérios, desde o cuidado com a alimentação das vacas, até o processo dentro da queijaria. Além disso, os queijos também recebem notas para aparência, odor, aroma e textura. O queijo colonial da Bella Luz estava com a maturação de 15 dias. “[O queijo] tem que ter um sabor leve, ele não pode ser amargo e azedo, se tiver alguma coisa durante o processo, aconteceu errado. O nosso é um dos preferidos dos clientes. [ o resultado] melhora mais o nosso produto no mercado, porque vai agregar mais valor e também para a nossa marca ser mais reconhecida”.

COMO TUDO COMEÇOU

Ainda de acordo com o casal, a ideia de levar o queijo até o concurso começou com o apoio da Secretaria de Agricultura de Guarapuava. Os produtores se inscreveram e enviaram duas peças do queijo colonial. “A Daniella Razzon do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) levou os queijos dos participantes da Associação dos Produtores de Queijo e Derivados de Leite da Região Centro do Paraná. (Aproleq)”.

O Mundial do Queijo do Brasil tem a organização da SerTãoBras. A programação conta com quatro concursos, um internacional e três nacionais. Sendo que um deles é o Concurso de Queijos e Produtos Lácteos que teve a premiação para a Queijaria Bella Luz.

Para saborear o queijo ganhador do prêmio, os interessados podem entrar em contato pelos números (42) 9 8442-7153 ou (42) 9 9934-3797 e garantir a peça de 450 gramas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo