22/08/2023



Guarapuava Saúde

Quem foi a SP e RJ e tiver sintomas gripais tem que comunicar à Saúde

Exigência faz parte do novo protocolo divulgado no horário do almoço pelo secretário de Saúde, Celso Goes, de Guarapuava, com base no Estado

coronavirusbe-1

Quem foi a SP e RJ e tiver sintomas gripais tem que comunicar a Saúde. Celso Goes, secretário de saúde (Foto: Arquivo/RSN)

O secretário municipal de Saúde de Guarapuava, Celso Goes (Cidadania), anunciou um novo protocolo da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). Divulgado por volta das 11h50 desta quarta (18), a nova medida amplia a precaução contra a proliferação da Covid-19.

De acordo com Celso Goes, as pessoas que chegarem de São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados onde há casos confirmados de coronavírus, e que estejam com sintomas gripais, devem imediatamente entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, entrar em isolamento domiciliar.

“O sintoma gripal é composto por tosse, tosse, coriza, espirro, dor de garganta e, obrigatoriamente, a febre”. Segundo o secretário de Saúde, uma equipe vai coletar material para os exames em casa.

Os pacientes não precisarão sair de casa para fazer o exames. Nós vamos coletar, notificar a 5ª Regional de Saúde para encaminhamento a Curitiba. Também vamos monitorar como esse paciente se comporta dentro de casa. Porém, se houver uma evolução para deficiência respiratória haverá avaliação médica de médicos do Samu e da Secretaria de Saúde para ver se há necessidade de internação hospitalar.

Conforme Celso Goes, esse protocolo acabou de ser determinado pela Sesa. “O protocolo do coronavírus pode mudar a todo instante. É muito suscetível conforme a propagação do corona vírus”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo