22/08/2023
Cotidiano

Quem menos tem é quem mais compartilha

imagem-90715

Lizi Dalenogari, da Redação

Durante a Campanha de Arrecadação Solidária neste sábado (25), se comprovou que realmente quem menos tem é quem mais compartilha. A equipe de arrecadação que circulou pelo bairro Morro Alto, formada pelos soldados Pereira, Thierry, Izael e Andrade, além do motorista soldado Geraldo e o chefe da viatura, futuro sargento Sirtoli, é prova disso.

O operador ecológico cadastrado na Prefeitura de Guarapuava, Clerio Veloso, mora no Morro Alto e emocionou a equipe com sua atitude. Ele não parava de entrar e sair de sua casa com cobertores, roupas e sapatos para doar. “Sempre ajudo quem posso. Recebo muita coisa, e por que não dividir? É bíblico dar do pouco que se tem. Tem mais valor para Deus”, destaca.

A equipe de reportagem da Rede Sul de Notícias que acompanhava os militares, presenciou uma cena lamentável. Em uma casa de classe alta, no bairro Morro Alto, a proprietária mal ouviu o que a equipe tinha a dizer, bateu a porta e minutos depois voltou com um pacote de macarrão e disse: “Toma, levem”, demonstrando nitidamente o desejo de se livrar o mais rápido possível da situação. Das casas mais simples visitadas, todas receberam a equipe com gentileza e mesmo os poucos “não separei nada”, eram ditos com respeito e educação.

O simpático Floresval Vivi, 83 anos, mais conhecido como seu Tuli, reside na Vila Matilde há mais de 26 anos, e relata a origem de sua solidariedade. “Nós não tinha nada. Fomos criado na lavoura e sempre com muita dificuldade. Hoje tenho minha casa, aqui tenho meus filhos, meus netos em um terreno grande pra abrigar todo mundo e tudo foi conquistado com muita luta. Sempre tivemos uma mão estendida pra nós e por que não estender? É uma alegria poder contribuir”, declara.

Trindade Almeida Assunção demonstra na expressão a satisfação em colaborar. Conquistou sua casa própria há 6 anos com sacrifício e nunca deixou de ajudar a Campanha, mesmo nos momentos mais difíceis. “Se não estou em casa e eles batem lá na minha mãe, ajudo igual. Se cada um ajudar um pouco, mesmo com o pouco que se tem, é muito para quem recebe. Dai e recebeis. Faça ao teu próximo o que gostaria que ele lhe fizesse. Mais do que dizeres bíblicos são atitudes que não pesam para um cristão”, enfatiza.

Para o comandante do 26º GAC, Tenente-Coronel Rogério Pereira Gonçalves, Guarapuava está de parabéns por contar com uma população tão unida e solidária. “É fato que muitos de nossos oficiais que vem de fora acabam por optar em fixar residência em Guarapuava. Um povo hospitaleiro, que olha pelo próximo, realmente cativa quem vem de longe. Agradecemos por mais esta arrecadação surpreendente e tenham a certeza que sempre poderão contar com a “Mão Amiga” do Exército em suas ações”, reforça.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.