Guarapuava conta com 132.162 eleitores aptos a votar em 2 de outubro. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deste 123.887 (93,74) têm biometria e outros 8.275 ou 6,2%, não. Conforme os registros de candidaturas, quatro candidatos a deputado estadual por Guarapuava estão na disputa. Outros seis, buscam uma vaga na Câmara Federal.
Entretanto, inúmeras são as candidaturas de outras Regiões, os chamados ‘paraquedistas’ percorrem a cidade diariamente. Nesta quinta (22), por exemplo, quem esteve em Guarapuava foi o senador Alvaro Dias (Podemos), candidato à reeleição. Entretanto, também já cumpriram agenda os deputados Aliel Machado (PV), Zeca Dirceu (PT), Beto Preto (PSD), Santin Roveda (UB), Ricardo Barros (PP), Deltan Dallagnol (Podemos), Sergio Moro (UB), entre tantos outros.
De acordo com a vendedora Patrícia Vieira, nestas eleições Guarapuava recebe uma avalanche de candidatos. “Tem nomes que a gente ouviu falar e agora todos conhecem Guarapuava. Precisamos ter consciência e escolher candidatos daqui”.
Conforme a vendedora, é revoltante saber que os eleitores guarapuavanos deixaram ‘fugir’ quase 20 mil votos nas últimas eleições para deputados. “É incrível saber disso, porque somos um município que deveria ter uns quatro deputados estaduais e pelo menos dois federais. Mas acabamos elegendo pessoas de fora”. Conforme Patrícia, quem ama a cidade se preocupa com o seu povo.
Pra mim os políticos que trabalham para candidatos de fora não se preocupam com a população. Trabalham para si próprios porque nada vem de graça.
A enfermeira Donara dos Santos comunga da mesma opinião de Patrícia. “Eles [candidatos] vêm aqui e não levam apenas o voto, mas os recursos e nós acabamos ficando só com um pouco. Mas o que me deixa indignada é saber que nossos políticos [vereadores, prefeito e secretários municipais] estão trabalhando para eleger candidatos de fora. É difícil entender isso”.
Assim como eleitores, entidades também entendem a necessidade do voto útil. Para chamar a atenção do eleitorado, a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), se une ao Sindicato Rural, Sindicato da Madeira e outros. Eles listaram três vantagens para o voto em candidato local.
MAIOR DESTINAÇÃO DE VERBAS
No último mandato, os dois deputados estaduais guarapuavanos destinaram mais de R$ 1 bilhão em verbas para o município. São projetos que incluem o Hospital Regional, Hospital do Câncer, obras de infraestrutura e em diversas outras áreas.
PROJETOS
Os projetos para gerar desenvolvimento, saúde, educação e outras melhorias precisam ser propostos e votados, quanto maior o número de candidatos que conhecem a necessidade da cidade maior as chances da proposta ser aprovada.
CONHECEM AS DIFICULDADES
Representantes políticos que conhecem as dificuldades de Guarapuava têm mais probabilidade de propor projetos de lei, arrecadar recursos e projetos para incentivar o desenvolvimento e solucionar problemas do local.
RSN PELO VOTO EM QUEM É DAQUI
O Portal RSN vem desde o início da campanha defendendo a valorização dos candidatos próprios de Guarapuava. E para orientar o eleitor a escolher os melhores, além das ‘lives’ já feitas, uma série de matérias passa a ser veiculada nos dias que antecedem as eleições.
Leia outras notícias no Portal RSN.