22/08/2023



Blog da Cris

Quem tem pressa come cru, diz o ditado popular

Enquanto os candidatos correm atrás dos últimos votos, a 'guerra' das últimas horas ficou centralizada numa pesquisa

guarapuava

Guarapuava (Foto: Lizi Dalenogari/RSN)

A chuva que cai neste fim de tarde em Guarapuava está servindo pra amenizar o calor desta quarta (2). Só não sei se vai esfriar os ânimos que envolvem os estúdios e comitês de campanha. Enquanto os candidatos e cabos eleitorais correm atrás dos últimos votos, a ‘guerra’ das últimas horas ficou centralizada nas pesquisas – a que saiu oficialmente e outras que estão pra sair nesta sexta (4) e no sábado (5).

Cá entre nós. Os percentuais divulgados nessa terça (1º) aguçaram os ‘prefeituráveis’. Se é excelente para quem desponta em primeiro, no caso o Dr. Antenor, ruim para os demais. Ou melhor, quem não gostou foi a coordenação de Celso Góes (CD), candidato à reeleição. Isso porque, conforme os números divulgados, há empate técnico entre ele e Baitala (PL). Aliás, este último, registra um crescimento que pra mim, independente do resultado, já sai como vencedor. Claro que está beneficiado pela divisão da Direita e pelo chamado ‘voto útil’.

E embora, o deputado Artagão Junior, da coordenação de Baitala, assegure que a consulta do Arbeit não foi encomendada pela coligação ‘Guarapuava merece mais’, e até que tentaram impugnar a pesquisa, o resultado favorece o candidato liberal. Bem, já Samuel Ribas de Abreu (União), que está em quarto lugar, segundo o Instituto Arbeit, responsável pela consulta de intenções de votos. Mas ele também aposta no resultado da ‘Paraná Pesquisa’. Quanto ao candidato Dr. Antenor (PT), ninguém comentou o embróglio.

O fato, é houve uma correria danada e as equipes agiram rápido. Recorta aqui, divulga ali, desfaz acolá. Analisando os números e as perguntas feitas pelo Instituto, imediatamente à divulgação dos resultados, o marketing da coligação ‘Guarapuava cada vez melhor’, fez um recorte e divulgou que o eleitor guarapuavano acha que Góes ganha a eleição. E está lá.

Entretanto, o que não deu pra entender é que em seguida, com a mesma rapidez anterior, começou a circular nas redes sociais, post do mesmo grupo, afirmando que a pesquisa da Arbeit é ‘fake’. Confesso que não entendi. Mas, certeza real mesmo, nós aqui da RSN, só vamos ter na sexta (4). E aí eu conto pra vocês.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo