extraído do site votebem.org.br
A literatura política sobre o Brasil e o mundo é muito extensa e, certamente, não caberia em um post de internet. Uma coisa é certa: quando temos um acervo maior de argumentos, fica mais fácil discutir os rumos do país e outros temas que estarão em jogo nas eleições de outubro.
Veja abaixo cinco títulos que o Vote Bem selecionou para você. E boa leitura!
1. Coleção A Ditadura (Elio Gaspari) – Em cinco volumes publicados a partir de 2002, o jornalista Elio Gaspari conta detalhes da ditadura militar brasileira (1964-1985). A obra é resultado de mais de 30 anos de pesquisas e já é considerada essencial para quem quer entender um dos períodos mais turbulentos da história do país. A série é composta pelos seguintes volumes: 1 – A Ditadura Envergonhada; 2 – A Ditadura Escancarada; 3 – A Ditadura Derrotada; 4 – A Ditadura Encurralada; e 5 – A Ditadura Acabada.
2. Coronelismo, Enxada e Voto (Victor Nunes Leal) – Publicado pela primeira vez em 1948, o livro é um dos pioneiros da moderna ciência política brasileira e permanece como referência obrigatória nos estudos sobre o tema. O autor mostra como o poder econômico e a estrutura administrativa centralizadora nos Estados fundaram as bases da política brasileira, desde o período colonial.
3. Brasil – De Getúlio a Castelo (Thomas E. Skidmore) – O pesquisador norte-americano Thomas E. Skidmore se destacou como um dos maiores especialistas estrangeiros em história brasileira. No livro publicado em 1988, o autor revela resultados de sua pesquisa sobre o período que vai da Revolução de 1930 ao golpe militar de 1964. A obra revela a tensão entre classes sociais no período e oferece uma perspectiva comparada entre o caso brasileiro e outros países.
4. O que é poder (Gérard Lebrun) – Lebrun explica, de forma simplificada, a natureza do poder. Vemos que o poder é algo que vai além da política, permeando nosso dia-a-dia, inclusive nossa vida pessoal. O livro nos fornece uma base para entender a política e os conflitos de interesse que permeia a nossa sociedade.
5. O Príncipe (Nicolau Maquiavel) – O livro é uma espécie de manual da política, escrito em 1513, para ser dado de presente ao príncipe Lorenzo de Médici, de Florença, na Itália. O objetivo foi apresentar orientações para um governante controlar um território e se manter no poder. Maquiavel foi muito criticado por sugerir ações moralmente questionáveis ou cruéis. Alguns pesquisadores afirmam, entretanto, que o real objetivo de Maquiavel ao escrever o livro foi revelar a verdade sobre os bastidores do poder.