22/08/2023
Política

Questionamentos de Strechar “esquentam” discussão em audiência pública

imagem-8945

Guarapuava – A primeira pergunta feita pelo presidente da Câmara, Admir Strechar (PMDB) à contadora geral do município, Clara Schadeck, provocou um debate caloroso com o também vereador Fernando da Maçã.
Strechar questionou sobre a não prestação da Surg e anunciou que já entrou com pedido junto ao Ministério Público de Guarapuava sobre o caso. “Temos muitas perguntas que seriam feitas ao diretor-presidente da Surg, mas apesar de ter sido convocado para vir numa das sessões da Câmara ele desrespeitou este poder”, observou Strechar.
O peemedebista questionou a contadora em relação aos gastos expostos pela Secretaia de Obras que foram de cerca de R$ 7 milhões no quadrimestre. “A maioria dos gastos feitos pela secretaria de Obras, certamente,foi por meio da Surg. Com é feito esse pagamento, se o secretário de Obras é também diretor-presidente da Surg?”, questionou. Outra pergunta feita é por que a Surg não encaminha a prestação de contas à Cãmara, conforme prevê o estatuto da empresa. Se o presidente da Surg desrespeita este poder, com certeza também não respeita o Executivo. Sabemos que a Prefeitura hoje é acionista majoritária detendo 97% das ações”, observa Stechar.
Se o secretário de Obras e diretor-presidente da Surg não vem à Câmara vamos convocar o secretário municipal de Finanças e Planejamento, Leocádio Pupo para vir prestar esclarecimentos, anunciou Strechar.
Antes mesmo da contadora responder essas perguntas o situacionista Fernando da Maçã pediu a palavra. Strechar interferiu e disse que suas perguntas tinham sido direcionadas à contadora e não ao vereador.
Presidindo a sessão o presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, João Napoleão, pediu calma e sugeriu que os debates tenham continuidade na sessão de segunda-feira, dia 28. “Estamos numa audiência pública”, observou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo