22/08/2023
Cotidiano

R$ 146 milhões serão investidos na Cantuquiriguaçu

imagem-4367

Reserva do Iguaçu – O Seminário de Desenvolvimento Territorial que aconteceu em Reserva do Iguaçu nos dias 26 e 27 de março reuniu representantes dos 20 municípios da Cantuquiriguaçu, e também de entidades estaduais e federais como Sanepar, Instituto Ambiental do Paraná_IAP, Núcleo de Educação, Secretaria do Estado de Agricultura e Abastecimento_SEAB, Secretaria do Estado de Planejamento, Emater, Unioeste, assim como secretarias municipais e demais entidades prestadores de serviços públicos.
O evento foi realizado na Câmara Municipal. O objetivo foi discutir e avaliar as ações do Programa Território da Cidadania, com base em relatório de execução até dezembro de 2008, no território da Cantuquiriguaçu. Também foi apresentada a matriz de ações dos governos federal e estadual para 2009.
O Território da Cidadania tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia.
O prefeito de Reserva do Iguaçu e também presidente da Cantuquiriguaçu, Sebastião Campos (foto), deu as boas vindas e disse se sentir honrado em sediar o encontro. “Nunca em Reserva foi realizado um encontro tão importante como esse”, disse.
O encontro contou com a presença de José Augusto Zaniriratti da Secretaria de Estado de Planejamento, Herlon Almeida da SEAB, Reni Denardi do Ministério do Desenvolvimento Agrário, João Costa, prefeito de Porto Barreiro e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Cantuquiriguaçu_Condetec. Também estiveram presentes os prefeitos de Nova Laranjeiras, Eugenio Bittencourt, e Elias Farah de Candói.
Para Herlon, “a política territorial deve ser vista não como um programa, mas sim, um conjunto de projetos de extrema complexidade. É um projeto contínuo, onde temos que olhar para aqueles que vivem no território, identificar seus problemas e estabelecer soluções. Os prefeitos devem deixar os problemas locais, para pensar na necessidade do território em geral, entender a necessidade maior”.
Já Reni Denardi, disse que, “o desafio de desenvolver um território não é pequeno e não pode ser vencido por apenas um ator, é um programa ousado e inovador que depende do engajamento de vários setores da sociedade”.
O Paraná é dividido em quatro territórios da cidadania, Cantuquiri-guaçu: Norte Pioneiro, Paraná Centro e Vale do Ribeiro, contemplando 74 municípios com Índice de Desenvolvimento Humano_IDH, baixo. Em 2009 já está previsto a inclusão de mais oito territórios.
Em 2008, o Território da Cantuquiriguaçu executou 76,72% dos projetos destinados ao seu desenvolvimento. “Nosso objetivo é fazer com que os programas cheguem até os cidadãos, é ajudar na execução das ações”, disse Renardi.
José Augusto Zaniriratti, apresentou a matriz de ações para 2009. “Essa matriz resultou dos méritos do programa em 2008. O território da cidadania elege que esses municípios precisam de mais investimentos em algumas áreas, para se desenvolverem melhor. Esse ano está sendo destinado à Cantuquiriguaçu aproximada-mente R$ 146 milhões que serão aplicados em 99 ações de cidadania”, explicou ele.
O investimento foi dividido em três eixos de ação: Apoio a Atividades Produtivas, Cidadania e Direitos e Qualificação da Infraestrutura.

Território da Cidadania Cantuquiriguaçu – PR abrange uma área de 13.986,40 Km² e é composto por 20 municípios: Campo Bonito, Candói, Cantagalo, Catanduvas, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Foz do Jordão, Goioxim, Guaraniaçu, Ibema, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Pinhão, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Três Barras do Paraná e Virmond.
A população total do território é de 230.007 habitantes, dos quais 111.073 vivem na área rural, o que corresponde a 48,29% do total. Possui 20.528 agricultores familiares, 4.216 famílias assentadas, três comunidades quilombolas e duas terras indígenas. Seu IDH médio é 0,72.
Fonte: Fatos do Iguaçu

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.