Uma dissidência entre os clubes está movimentando os bastidores do “Veteranos” em Guarapuava. De acordo com jogadores, o “ racha” nasceu durante o campeonato deste ano e a mudança na regra do Master.
Acontece que os atletas que disputam o Veteranos devem ter idade acima de 35 anos. Porém, o Master é para jogadores com idade superior a 40 anos. Entretanto, até agora, era permitido que atletas do “Veteranos” disputassem o Master. Porém, a regra mudou e só será permitido a faixa etária de 40 anos acima. “Era tradição que os mesmos atletas participassem dos dois campeonatos”, disse um dirigente que está descontente com a mudança.
De acordo com a informação repassada ao Portal RSN, uma outra liga somente para o “Veteranos” está sendo organizada.
Conforme o presidente da Liga de Futebol de Guarapuava, Dirceu Pato, a democracia permite que os descontentes se retirem com direito a montar outra entidade. Porém, “só acho esquisito porque nunca ninguém reclamou de arbitragem. Mas administrar cabeças não nada é fácil”. Dirceu Pato disse que a Liga vai continuar o seu trabalho normalmente. “Temos os campeonatos amador, juvenil, veteranos, master e sênior que fazem parte do calendário oficial da Liga e não abrimos mão do veteranos”.
Conforme Dirceu Pato, a Liga possui cinco equipes no Master, outras cinco no amador e 10 no Veteranos. Segundo informações, dos times tradicionais, permaneceram a Madeirit e a Aprovale.
Já a Nova Liga de Futebol, denominação que está sendo dada ao grupo dissidente, conta com o Danúbio e com o Cruzeiro, e outras oito equipes.
ARBITRAGEM
Outra polêmica que pauta a dissidência é a proibição de que árbitros apitem jogos da Nova Liga de Futebol. “A Liga está proibindo que os árbitros apitem o nosso campeonato”, disse um dos dissidentes que pediu para ter o seu nome preservado.
Porém, Dirceu Pato disse que a exigência é da Federação Paranaense de Futebol. “Nós somos federados e a nossos campeonatos são oficias. Por isso, os árbitros que pertencem à Federação só apitam nossos campeonatos, mas não podem participar de jogos de ligas alternativas”. Quem desobedecer fica impedido de alçar voos dentro da Liga. “Toso os árbitros almejam, apitar jogos de campeonatos estaduais”.