22/08/2023



Geral Guarapuava

Racismo Institucional pauta Seminário nesta terça (24), em Guarapuava

imagem-144516

Da Redação, com assessoria

Guarapuava – Guarapuava sedia nesta terça (24) das 8h30 às 18h, no Küster Hotel, o 4º Seminário sobre Racismo Institucional. Para você entender do que se trata vamos usar como exemplo a campanha produzida para o Governo do Paraná e que é finalista do Prêmio Profissionais do Ano 2017.

O vídeo mostra a gerência de Recursos Humanos de uma empresa fazendo testes com dois grupos de colaboradores. Mostrando fotos de um homem correndo, outro podando plantas, uma mulher observando uma peça de roupa, outra limpando uma pia e um terceiro homem vestindo terno. Detalhe: todos são brancos. As respostas às perguntas sobre as atividades foram: 'ele está fazendo exercício ou com pressa', 'ele está cuidando do jardim da sua casa', 'ela é designer de moda ou está comprando roupa', 'ela está cuidando da sua casa'. 'ele é executivo'. O segundo grupo analisou pessoas negras nas mesmas atividades. As respostas: 'fugindo da polícia', 'é jardineiro', 'costureira', 'empregada doméstica' e 'segurança'.

E é justamente sobre esse racismo institucional praticado pelo próprio Estado que o seminário vai tratar. Promovido pela Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Seju) em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério dos Direitos Humanos, o debate gira em torno da desigualdade racial no país, a seletividade penal a criminalizar majoritariamente negros e negros pobres, por exemplo.

Este é o quarto dos cinco seminários presenciais previstos. O 1° Seminário foi realizado em março, em Curitiba, o 2° aconteceu em Foz do Iguaçu, no mês de junho, o 3º ocorreu em Londrina, em setembro e contou com a participação de agentes de segurança pública, promotores de justiça, defensores públicos, advogados, magistrados, agentes penitenciários, educadores sociais das unidades socioeducativas e profissionais de áreas afins. O último seminário acontecerá em Maringá. Cada evento compreenderá a carga horária de oito horas.

PROGRAMAÇÃO

8h30 – Abertura

9h – "Fundamentos e formas de manifestação de racismo na sociedade brasileira", com o dr. Jefferson Olivatto da Silva, coordenador do Núcleo de Estudos Ameríndios e Africanos, da Unicentro;

10h30 – Mesa redonda sobre o Racismo Institucional no Sistema de Justiça com o dr. Sebastião Ramos dos Santos, diretor da Escola Superior de Polícia Civil da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária ea também, com a dra. Amanda Ribeiro dos Santos, promotora de Justiça em Guaíra, e ainda com mediação da dra. Ana Raggio, advogada e coordenadora da Divisão de Políticas Públicas para Igualdade Racial do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Seju;

14h – "Ações Afirmativas – Uma busca de ações comprometidas com o enfrentamento do racismo institucional", com a dra. Dora Lúcia Bertúlio, procuradora da Universidade Federal do Paraná;

16h – Mesa Redonda sobre Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, com a dra. Ana Raggio,  advogada e coordenadora de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, da Seju e com a quilombola, Ana Maria Santos da Cruz, tendo como mediadora Fátima Ikiko Yohohama, da Seju.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo