O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) concluiu nessa quinta (8), a aferição nos cinco equipamentos de fiscalização eletrônica recém-instalados em Guarapuava. Dados da Secretaria de Trânsito e Transportes mostram que nos últimos 12 meses foram registrados 20 acidentes nos pontos onde os equipamentos foram instalados.
Assim, com a implantação, dois cruzamentos possuem agora detectores de avanço de sinal. As esquinas das ruas Padre Chagas x Brigadeiro Rocha. E a Guaíra x Quintino Bocaiúva. Já os radares estão fixados na Avenida Manoel Ribas, na entrada da cidade. Também foi instalado um radar na rua Professor Becker, nas proximidades do Centro Universitário Campo Real. E um na rua Capitão Rocha, perto da rua Paraná.
De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Airson Horst, os equipamentos devem aumentar a segurança no trânsito. “Os locais escolhidos são conhecidos como pontos onde ocorrem acidentes de forma acentuada e acreditamos que a partir de uma fiscalização maior, conseguiremos diminuir esses números”.
CERTIFICAÇÃO
Conforme o gerente do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Paraná), José Nael dos Anjos, o processo de aferição é fundamental para que os equipamentos possam, auxiliar na fiscalização.
“O processo é um teste para confirmar se a velocidade dos carros é a mesma confirmada pelos aparelhos. E ainda, se o radar, efetivamente, consegue flagrar quem furou o sinal”. Assim, após emissão do laudo e certificado pelo órgão, os equipamentos estarão aptos a operarem na cidade. Ainda segundo o profissional, a verificação dos aparelhos será feita uma vez por ano.
A data em que os equipamentos entram em funcionamento oficialmente, não foi divulgada. De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, a Setran vai divulgar a data com antecedência.