22/08/2023


Paraná Política

Ratinho Júnior acusa Cida de abuso de poder político

Coligação entrou com representação junto ao TRE

ratinho júnior- convenção

 

Ratinho Júnior (Foto: Divulgação)

A possível utilização de prédio público para guardar materiais de campanha e a participação de comissionados em horário de expediente na campanha política que visa a reeleição da governadora Cida Borghetti estão no centro de ação ajuizada pela coligação Paraná Inovador por abuso de poder político. A composição envolve o PSD, PSC, PV, PR, PRB, PHS, PPS, PODE e AVANTE, pela eleição do deputado Ratinho Júnior ao Governo do Paraná.

O apelo é utilização de servidores do Governo do Estado do Paraná na campanha de Cida Borghetti, além do uso do espaço público para guarda de material de propaganda, consubstanciando em abuso de poder político.

De acordo com a representação junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na última segunda (1), por volta das 12h, os representantes constataram, conforma provam os documentos anexados à representação, a utilização de servidores públicos em campanha, bem como o uso do espaço público do Palácio das Araucárias como depósito de material de propaganda da candidata Cida Borghetti.

“Verifica-se através das fotos em anexo que comissionados saem do Palácio das Araucárias, onde fica a Secretaria Especial do Trabalho e Relações com a Comunidade , com bandeiras da candidata, vão até o Museu Oscar Niemeyer por onde, aparentemente, gravaram algum tipo de propaganda.

A coligação de Ratinho Júnior destaca, porém, que é permitido que servidores públicos façam campanha para candidatos, desde que de forma voluntária e fora do horário de expediente.

“Sob esse aspecto, é importante ressaltar as suspeitas de que os servidores, provavelmente comissionados, do Estado do Paraná estejam sendo coagidos a trabalharem em prol da campanha da candidata Cida Borghetti. Isso porque, além de se utilizar praticamente de todo seu horário de almoço, ainda saem de dentro do prédio público com os materiais. Tais suspeitas se agravam, tendo em vista que chegou ao conhecimento dos representantes áudios em que o marido da candidata Cida Borghetti, o ex-ministro Ricardo Barros em reunião com a ‘diretoria do governo’ afirma claramente que os comissionados são convocados para a campanha”.

De acordo com a gravação do áudio, Barros faz o seguinte pronunciamento:

“Boa noite a todos, obrigado pela presença. Essa aqui é uma reunião da diretoria do Governo. Vocês são os líderes mais destacados, da enorme equipe que governa o Paraná e por isso foram convocados aqui para iniciarmos a mobilização para a campanha deste ano de 2018. Nós teremos na próxima quinta-feira, lá na Mateus Leme, uma reunião com todos os comissionados do estado e vocês estão, a partir de hoje, convocados a levá-los  a todos para este momento onde nós faremos o início efetivo da campanha, relativamente à estrutura de Governo. Somos um time. Quando ganhamos, ganhamos todos. Vocês estão participando do governo da governadora Cida Borghetti. A máquina do Governo é muito poderosa. Todos, né Prefeito Albertinho, quem tem a máquina, tem a vantagem. Pode ser que sim, se houver uma motivação, engajamento e comprometimento de quem está na máquina para continuar uma tarefa e para pensar uma nova tarefa. Quais são os desafios do próximo governo? O que que se propõe no próximo governo, que a Governadora poderá ter um orçamento formado por ela, poderá ter uma equipe engajada e participativa de todos aqueles que ajudaram a vencer as eleições”.

Segundo a assessoria jurídica da coligação de Ratinho Júnior, os funcionários em questão, aparentam ser da Secretaria Especial do Trabalho e Relações com a Comunidade, “pois vê -se claramente que são coordenados pelo Sr. Messias da Silva, servidor estadual 2 lotado naquela secretaria, o qual aparece em várias cenas, bem como no momento o em que parte dos materiais está sendo guardado em veículo dentro do estacionamento do Palácio das Araucárias”.

Segundo o a ação junto ao TRE, o próprio representado secretário especial Paulo Rossi, reforçou a necessidade de compromisso com os servidores da pasta em vídeo divulgado nessa quarta (3), cuja gravação tem o seguinte teor:

“Olá, eu sou Paulo Rossi. O candidato Ratinho Junior afirmou tanto no debate da Record, tanto no da Globo, que vai acabar com a Secretaria do Trabalho, da Justiça e da Família. Isso demonstra o total despreparo do candidato, pois ao acabar e jogar no lixo todas as políticas públicas de emprego, de geração de renda e 2 também da assistência social, ele vai contra as políticas do Estado do Paraná. A Governadora Cida Borghetti t em fortalecido essas políticas. Então eu quero pedir a cada uma de vocês  e cada um de vocês que trabalham nessas secretarias e vocês que apoiam. A secretaria do Trabalho foi um pedido do Conselho Estadual do Trabalho, órgão formado por empresários trabalhadores que querem o fortalecimento. O Paraná é o primeiro Estado da região do sul que mais gera emprego, graças à políticas da Governadora Cida. Por isso, no próximo domingo, vote Cida. Vote 11, para que nossas políticas públicas de emprego continuem. Muito obrigado”.

De acordo com a coligação de Ratinho Júnior, as imagens, áudio e vídeos anexados à representação judicial demonstram de forma clara a utilização de servidores do Governo do Estado do Paraná na campanha de Cida Borghetti, além do uso do espaço público para guarda de material de propaganda, consubstanciando em abuso de poder político, para além da simples infração aos incisos do artigo 73 da Lei Eleitoral , merecendo assim a reprimenda judicial.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo