*Reportagem em atualização
O governador Ratinho Junior faz neste momento, às 11h30, um pronunciamento para anunciar ações voltadas à segurança nas escolas estaduais do Paraná. Participa do anúncio no Palácio Iguaçu, o secretário da Educação Roni Miranda. A decisão de reforçar a segurança vem ao encontro das demandas de pais, professores e alunos, depois dos últimos ataques ocorridos em escolas do Brasil.
De acordo com informações, no Paraná, desde o início dos ataques registrados, 44 adolescentes foram apreendidos por divulgarem informações nas redes sociais sobre organização ou ameaça de invasão a escolas. Os dados são do Coronel Hudson Leôncio Teixeira, secretário de Segurança Pública do Paraná. Conforme relato do Coronel Hudson Teixeira, a média de idade destes menores é de 12 anos, sendo o mais velho de 16 anos. “Todas a denúncias são verificadas”. Ele ressaltou que as denúncias foram encaminhadas para o Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber).
Ainda conforme o Secretário, entre as medidas que estão sendo adotadas pela Polícia Militar do Paraná para garantir a segurança nas escolas está o efetivo de mais de cinco mil homens exclusivamente para este tipo de ocorrência, 1.700 viaturas sendo aplicadas para o policiamento das escolas, 180 motocicletas e quatro aeronaves.
O Coronel Hudson afirmou que esse efetivo vai atuar até que a situação se normalize. Ele citou um questionamento ouvido de uma pessoa presente em uma reunião sobre o preparo dos policiais e professores para o enfrentamento deste tipo de situação. “Eu concordo até certa parte, porque onde está a família, qual é a participação da família, dos pais que não fazem o acompanhamento deste adolescente, em verificar o que ele está acessando esse adolescente nas redes sociais”.
RECOMENDAÇÕES DA PM
A PM informou que é compreensível a preocupação com a situação atual. Mas existem medidas efetivas que pais ou responsáveis podem fazer para proteger os filhos. Além disso, muitas mensagens que estão nas redes são fakenews. Por isso, evite divulgar qualquer mensagem que possa gerar alarde.
Ainda conforme a PM, os pais devem fiscalizar o celular. Isso para saber que tipo de conteúdo o filho acessa, que tipo de jogos e com quem conversa. Além disso, saber que postagens ele faz, são muito importantes. Reviste a mochila do filho.
O uso do uniforme escolar é muito importante para identificação e segurança dos estudantes. E por fim, a polícia pede que pais estejam presentes na vida dos filhos, conversando todos os dias com ele.
Leia outras notícias no Portal RSN.