22/08/2023


Paraná Política

Com ‘banho de votos’, Ratinho Júnior é o novo governador do Paraná

Apuração ainda não terminou, mas candidato está tecnicamente eleito com cerca de 60% dos votos válidos

ratinho

Ratinho Júnior (Foto: Rodrigo Felix Leal)

A eleição deste domingo (7) confirma o deputado estadual licenciado Ratinho Júnior como o novo governador do Paraná. Ele foi eleito com cerca de 60% dos votos válidos (2.779.789) contra 15% da sua principal adversária, a governadora Cida Borghetti. João Arruda do MDB ficou com 13%. Ele se torna o governador mais novo do Paraná, aos 37 anos.

Ratinho Júnior acompanhou a contagem dos votos em casa, junto com a família e correligionários. Por volta das 17h30 quando saiu a pesquisa Ibope de boca urna mostrando que ele tinha 54% dos votos, de acordo com a assessoria em contato com o Portal RSN, ele atendeu algumas pessoas e em seguida dirigiu-se ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O resultado das urnas só confirmou uma tendência que veio se desenhando desde as primeiras pesquisas de intenções de votos e que se seguiram até o final. Colocado como uma nova opção se contrapondo as demais candidaturas, Ratinho Júnior largou na frente em todos os sentidos. Desde quando assumiu que seria candidato ao governo, iniciou uma base preparatória para atingir o seu objetivo, elegendo nas últimas eleições à Assembleia Legislativa, a maior bancada de deputados, numa composição entre o PSD e o PSC, com 17 parlamentares. Estrategicamente, compôs o então governo de Beto Richa assumindo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu), uma das pastas mais políticas do governo, por manter contato direto com os prefeitos, liberar recursos e obras. Deixou o governo quando achou que devia e iniciou uma maratona pelos municípios do interior do Estado, ouvindo lideranças e coletando informações para a elaboração do plano de governo.

A fidelidade de prefeitos e de outras lideranças políticos paranaenses pode ser observada, principalmente, durante a avalanche de liberações e assinaturas de convênios proporcionados pela governadora Cida Borghetti, candidata à reeleição. “Eles [prefeitos] vão ali, assinam convênios, e passam aqui para dizerem que estão conosco”, sempre dizia um assessor de Ratinho Júnior ao Portal RSN, referindo-se ao gabinete do deputado na Assembleia.

Nascido em jandaia do Sul, interior do Paraná, entrou para avida pública se filiando ao PSB. Candidatou-se e foi eleito deputado estadual do Paraná por esse partido em 2002. Anos mais tarde, em 2006, candidatou-se a deputado federal pelo PPS e foi eleito com 205 mil votos. Em 2007, filiou-se ao  PSC pelo qual candidatou-se à reeleição de deputado federal do Paraná, vencendo desta vez com quase 360 mil votos. Licenciou-se do mandato em 2012, para concorrer à prefeitura de Curitiba ainda pelo PSC, com a coligação “Curitiba Criativa” (PSC, PCdoB, PR e PTdoB), tendo sido derrotado por Gustavo Fruet no segundo turno.

Formado Marketing e Propaganda, com pós-graduação em Direito, o governador eleito no Paraná possui, ainda, dois cursos de especialização pela Universidade Complutense, de Madri, na Espanha, e mais um curso na Universidad de Havana, Cuba.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo